Prêmio Funarte Respirarte: ela merece

A artista plástica argentina Susie Cantarino, radicada no Rio há 33 anos, acaba de receber mais um prêmio. O Funarte Respirarte lhe foi concedido pelo vídeo Harmo-Caos, que resulta de uma conexão entre sua mãe, a dança, a memória, a literatura, que inspiram caos e harmonia, ao mesmo tempo. A paixão pelo vídeo é uma novidade para Susie e nasceu na pandemia.

 

Washington Fajardo

Uma das melhores escolhas do futuro prefeito do Rio foi o convite ao arquiteto urbanista Washington Fajardo, recém-chegado dos EUA, onde estudou em Harvard. Ele promete uma retomada do Centro do Rio, região que sente falta de uma nova revitalização.

 

TAP

Com prejuízo nos últimos 6 anos, a TAP deve passar por uma nova reestruturação em Portugal. A companhia aérea só tem sobrevivido por causa de aportes do governo. Há, sem dúvida alguma, problema de gestão.

 

Senior

Um novo plano de saúde, voltado para a melhor idade, tem feito sucesso, em época de preços fora da realidade. Trata-se do Prevent Senior, que trabalha com uma clientela de mais de 60 anos e hospitais e médicos de primeira linha.

 

Onde estão os protocolos?

Leitora assídua da coluna que retornou de Brasíla no sábado relata que não houve auferimento da temperatura no embarque, que o voo estava lotado, que vários passageiros não usaram máscara e que na entrega das malas no aeroporto do Rio não havia álcool gel. Quem fiscaliza?

 

No mínimo ridículo

A inauguração de uma exposição sobre os trajes utilizados pelo atual presidente e primeira-dama, na posse de 2019, em Brasília, beira o ridículo e o nonsense. O clima era de aglomeração de convidados, entre eles ministros, diante das peças. Bolsonaro fez questão de fazer propaganda para o alfaiate que confeccionou sua roupa gratuitamente, divulgando o endereço do atelier, na capital.

 

Vacina em São Paulo

O anúncio de Dória sobre o início da vacinação, em São Paulo, em janeiro, foi vital para que o general Pazuello, ministro da Saúde, começasse a mostrar novos caminhos para a vacinação em massa e aquisição de vacinas, inclusive, a do Butantan. Tomara que o contra-almirante Antonio Barras Torre, da Anvisa, não atrapalhe.

 

Trump 2024

Em recente comício na Geórgia, Trump lançou informalmente sua candidatura para 2024. Com grande número de apoiadores sem máscara, inclusive o quase ex-presidente, contrariou seu partido, que deseja outro postulante.

 

Exposição no MAM

Hélio Oiticica, que estudou no MAM Rio, com Ivan Serpa, em 1954, ganha a partir, de sábado, dia 12, uma exposição individual, com curadoria de Adriano Pedrosa e Tomas Toledo, ambos do Masp. Na ocasião, Leando Vieira promove uma intervenção da Mangueira, onde corpos negros foram proibidos de entrar, na abertura da mostra Opinião 65. É uma verdadeira revolução da gestão de Fabio Szwarcwald.

 

Meu pensamento da semana

“A vida passa rápido e sempre nos traz alegrias e tristezas, mas o mais importante é a audácia e coragem de podermos questionar e pensar. Sim, a possibilidade de viver sem medo de criticar, elogiar, vibrar com o sucesso alheio, ter amigos próximos e buscar um amor, que aparece quando menos se espera. Acordo e penso num mundo melhor, para os mais vulneráveis, e de que forma posso humildemente contribuir, sem alardes e seguindo um caminho de solidariedade e me juntando sempre a outras vozes, pois sozinhos não somos nem podemos, apenas sonhamos, embora tudo comece por um sonho, que esconde desejos, mas nos remete a um processo de sentir sem vergonha e poder num abraço e num carinho mostrar um afeto que não pode ser contido na razão e na emoção. Viver é uma luta diária!”

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Artigos Relacionados

Salário mínimo baixo, gasto do Estado alto

Nos EUA, assistência a trabalhadores que ganham pouco custa US$ 107 bi por ano ao governo.

Acesso à água e gênero

O amplo acesso ao líquido e ao saneamento poderia retirar cerca de 635 mil mulheres da pobreza.

É proibido proibir

Todos sem máscara, como se não fosse obrigatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Presidente do Banco do Brasil joga a toalha

Centrão tem interesse no cargo.

Imóveis comerciais tiveram estabilidade em janeiro

Nos últimos 12 meses, entretanto, preços de venda e locação do segmento acumulam quedas de 1,32% e 1,18%, respectivamente.

Contas públicas têm superávit de R$ 58,4 bilhões em janeiro

Dívida bruta atinge 89,7% do PIB, o maior percentual da história.

Presidente do Inep é exonerado do cargo

Medida foi publicada no Diário Oficial de hoje; até o momento, não foi anunciado o nome de quem o substituirá.

Primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa um ano

Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz Fiocruz; boletim informa que houve ontem 1.148 mortes.