Prepare-se para visitar o melhor museu de carros do Brasil

Carde, novo museu de carros raros no Brasil; VW apresenta novas versões do Sense; Ford e Stellantis são considerados os melhores do ano

100
Carde, museu de carros no brasil

A cidade turística de Campos do Jordão (SP) vai sediar um espaço imperdível para quem aprecia carros antigos, artes e história. Será inaugurado no dia 28 de novembro o Carde, um museu que reúne aproximadamente 100 veículos exclusivos, raros ou, no mínimo, preciosos.

A Via Digital esteve na pré-inauguração. São diversas salas em dois andares, que colocam carros em contextos históricos, aliados a obras de arte de artistas brasileiros como Di Cavalcanti e Portinari. O espaço oferece uma experiência sensorial, com iluminação de alta definição, trilhas sonoras sincronizadas com vídeos, telões touchscreen e monitores preparados para atender aos visitantes.

Carde - Chrysler conversivel 1948 - ao fundo Di Cavalcanti e Portinaris
Carde – Chrysler conversivel 1948 – ao fundo Di Cavalcanti e Portinaris

Os ambientes são organizados por períodos históricos, mostrando como os automóveis estão entrelaçados com momentos marcantes da nossa história.

Entre as relíquias expostas, destacam-se um Isotta Fraschini 1925, ambientado em um palácio; uma das cinco unidades do Lincoln K 1938, utilizado em visitas da rainha Elizabeth II e do papa João Paulo II ao Brasil; e o único exemplar no mundo de um Voisin C3L 1927, leiloado recentemente pelos herdeiros do dono original, totalmente preservado.

Espaço Publicitáriocnseg
Carde - dois Gurgel expostos
Carde – dois Gurgel expostos
Carde - Pavilhao esportivos
Carde – Pavilhao esportivos
Carde - Aston Martin e Porsche
Carde – Aston Martin e Porsche

Em um salão imenso, encontram-se esportivos raros como Dino 246 GTS, Ferrari Daytona, McLaren Senna GTR, além de preciosidades como um Fusca Hebmüller e o primeiro automóvel a chegar ao Brasil, um De Dion-Bouton 1902, que nem volante possuía.

O Carde (acrônimo de Carro, Arte, Design e Educação) é uma extensão do pilar educacional da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), instituição independente e sem fins lucrativos de Campos do Jordão.

Para mais informações, siga: @carde.museu


Volkswagen amplia oferta da versão Sense para Virtus e T-Cross

A Volkswagen lançou mais duas versões dos modelos de entrada Sense, desta vez para o Virtus e o T-Cross na linha 2025. Geralmente voltada ao público PcD, por ser compatível com a faixa de isenções, a versão também é oferecida ao público geral e se junta aos modelos Polo e Nivus.

Volkswagen amplia oferta da versão Sense para Virtus e T-Cross

No caso do sedã compacto, o Virtus Sense traz motor 1.0 turboflex de até 116 cv, com câmbio manual de cinco marchas. Entre os itens de série, destacam-se painel de instrumentos digital de 8”, sistema de infotainment Media Plus II, seis airbags, assistente de partida em subidas (hill hold), alerta de frenagem de emergência e sistema de frenagem automática pós-colisão. O preço sugerido é de R$ 104 mil, mas, para o público PcD, sai por R$ 85.211.

Já no T-Cross, a versão Sense vem equipada com motor 1.0 turboflex de até 128 cv, associado à transmissão automática de seis velocidades. Entre os itens de série, inclui multimídia VW Play de 10,1”, seis airbags, detector de fadiga, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e sensor de estacionamento traseiro. O modelo custa R$ 120 mil e, com as isenções PcD, o valor cai para R$ 101.800.


Ford e Stellantis se destacam entre os melhores do ano por jornalistas

A Via Digital participou da premiação Carsughi L’Auto Preferita, que escolhe os melhores carros do ano, em edição especial de dez anos.

Criada pela jornalista Claudia Carsughi, filha do jornalista e engenheiro Claudio Carsughi, a eleição conta com um júri de 22 jornalistas especializados, que destacam veículos conforme categorias e práticas corporativas.

A cerimônia, que reuniu líderes de montadoras e importadores, contou com o painel “Os Caminhos da Combustão à Eletrificação”, mediado por Lucia Camargo Nunes (Via Digital) e com participação de Gustavo Noronha (gerente de projetos da Toyota), Ricardo Bastos (presidente da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos) e Milad Kalume Neto (consultor automotivo).

A Ford foi a mais premiada, com as conquistas de Ford Mustang GT (carro premium/luxo), Ranger Raptor (picape média), F-150 (picape grande) e o reconhecimento de Gerando Falcões (prática ESG).

O grupo Stellantis levou troféus em três categorias: Jeep Commander Blackhawk (SUV grande), Fiat Strada (picape pequena) e Ram Rampage Rebel (picape intermediária).

Outros vencedores:

  • Nissan: Versa (melhor compacto) e Sentra (melhor carro médio).
  • GWM: Ora 03 (melhor elétrico de entrada) e Haval H6 PHEV19 (híbrido premium/luxo).
  • Renault: Kardian (melhor SUV compacto) e Ricardo Gondo (executivo do ano).
  • Caoa Chery: Tiggo 7 Sport (SUV médio).
  • Mercedes-Benz: GLB 220 (SUV premium/luxo).
  • BYD: Seal (elétrico intermediário).
  • BMW: i5 (elétrico premium/luxo).
  • Honda: Civic (híbrido).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui