Presente

Liminar concedida pela desembargadora Maria Henriqueta Lobo, da 14ª Câmara Cível, autorizou a Lightpar a pagar o salário de novembro dos empregados da Eletronet, através da desembargadora Maria Henriqueta Lobo, da 14ª Câmara Cível. Os empregados e seus dependentes estavam também sem assistência médica, já que o plano de saúde não pôde ser pago. A Eletronet, que está em processo de falência, é uma empresa do grupo norte-americano AES (51%) junto com a Lightpar (49%), subsidiária da Eletrobrás. Ela foi criada para instalar redes de fibra ótica integradas às redes de energia elétrica, provendo uma infra-estrutura mais moderna e eficiente de telecomunicações no país, mas começou a fazer água quando a AES entrou em crise nos Estados Unidos.

Natural
Mercado em franco crescimento, a produção orgânica – sem adubos ou defensivos químicos – começa o ano com a BioFach 2004, maior evento internacional do segmento, que acontece em Nuremberg, na Alemanha, de 19 a 22 de janeiro. A meta da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha é levar 45 produtores, sendo 25 no estande do Sebrae. Os alemães são líderes no mercado orgânico. No ano passado, levantamento preliminar indica que foram fechados negócios no valor de US$ 5,5 milhões em vendas para o mercado europeu de cerca de 9 mil toneladas de produtos orgânicos brasileiros.

Queda livre
O movimento de passageiros de passageiros no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, sofreu um solavanco de 8,95% até novembro em relação ao mesmo período do ano passado. Essa derrapagem foi provocada, principalmente, pela queda de 10,09% nas operações domésticas. A turbulência não foi ainda pior porque o movimento de passageiros internacionais cresceu entre 9,84% e 11,43%, segundo a heterodoxa matemática da direção do aeroporto. Apesar dos números, o superintendente do aeroporto, Alberto Feitosa, ainda aposta nos vôos do fim de ano para fechar no azul ou pelo menos empatado com 2002.

Cerco
O presidente da Infraero, Carlos Wilson, encerra seu primeiro ano à frente da autarquia apontando como um dos seus maiores desafios administrar os arredores dos terminais aeroportuários. Segundo Wilson, nos últimos anos, os aeroportos foram transformados em alavancas de desenvolvimento municipal. Ao mesmo tempo, porém, seus entornos viraram alvo de invasões e instalação de favelas, afetando os projetos de ampliação e administração dos terminais.

Meio-campo
O Sebrae nacional assumiu este ano o papel de articulação política no Congresso Nacional para aprovação de leis e programas que beneficiem as micro e pequenas empresas. O balanço foi feito pelo diretor presidente do órgão, Silvano Gianni. Apesar do ano difícil, Gianni destaca entre as conquistas a Lei Geral, que faz parte do projeto de reforma tributária, e que prevê avanços como, por exemplo, o cadastro único, registro da empresa de pequeno porte em um único cadastro nacional. O presidente do Sebrae prevê também a arrecadação unificada de tributos federais, estaduais e municipais.

Piratas
De 70 táxis vistoriados na terça-feira pelo Detran do Rio de Janeiro, foram achadas irregularidades em mais de 10%. Quatro taxímetros estavam adulterados, sete Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLVs) atrasados e três carteiras de habilitação com suspeita de falsificação; além disso, nove carros foram multados. Desde abril foram apreendidos 14 táxis piratas, três táxis roubados, nove habilitações falsas e 15 documentos de carros roubados.

Feliz 2004
Aos leitores, fiéis e sazonais, que acompanham esta coluna nossos votos de um feliz Ano Novo, em que as esperanças sirvam de sementes para transformações efetivas na vida pessoal e social.

Artigo anteriorDormitório
Próximo artigoGuerra
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Taxação sobre heranças reflete desigualdade

Apenas 0,5% da receita vem de impostos sobre bens deixados ou doados.

Chile, Paraguai, Colômbia… e o Brasil?

Crises políticas e sociais nos países vizinhos acendem alerta.

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Aprovado projeto que asfixia o direito da minoria em sessões da Câmara

Mudanças começam a valer a partir desta quinta-feira.

Confiança da indústria está maior em maio

'Em meio à crise gerada pela pandemia, Estado tem que ser indutor do crescimento econômico', afirma presidente da CNI.

EUA: CPI teve variação acima do esperado

Foi o maior avanço mensal da leitura subjacente desde a década de 80 do século passado.

Latino-americanos viajam aos EUA em busca de imunização

Um anúncio de uma agência de viagens oferece promoções para que mexicanos viajem aos EUA a fim de receber a vacina contra a Covid-19....

Comportamento é misto na Europa nesta manhã

Nesta manhã, Paris opera em queda de 0,10%.