Presente

Liminar concedida pela desembargadora Maria Henriqueta Lobo, da 14ª Câmara Cível, autorizou a Lightpar a pagar o salário de novembro dos empregados da Eletronet, através da desembargadora Maria Henriqueta Lobo, da 14ª Câmara Cível. Os empregados e seus dependentes estavam também sem assistência médica, já que o plano de saúde não pôde ser pago. A Eletronet, que está em processo de falência, é uma empresa do grupo norte-americano AES (51%) junto com a Lightpar (49%), subsidiária da Eletrobrás. Ela foi criada para instalar redes de fibra ótica integradas às redes de energia elétrica, provendo uma infra-estrutura mais moderna e eficiente de telecomunicações no país, mas começou a fazer água quando a AES entrou em crise nos Estados Unidos.

Natural
Mercado em franco crescimento, a produção orgânica – sem adubos ou defensivos químicos – começa o ano com a BioFach 2004, maior evento internacional do segmento, que acontece em Nuremberg, na Alemanha, de 19 a 22 de janeiro. A meta da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha é levar 45 produtores, sendo 25 no estande do Sebrae. Os alemães são líderes no mercado orgânico. No ano passado, levantamento preliminar indica que foram fechados negócios no valor de US$ 5,5 milhões em vendas para o mercado europeu de cerca de 9 mil toneladas de produtos orgânicos brasileiros.

Queda livre
O movimento de passageiros de passageiros no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, sofreu um solavanco de 8,95% até novembro em relação ao mesmo período do ano passado. Essa derrapagem foi provocada, principalmente, pela queda de 10,09% nas operações domésticas. A turbulência não foi ainda pior porque o movimento de passageiros internacionais cresceu entre 9,84% e 11,43%, segundo a heterodoxa matemática da direção do aeroporto. Apesar dos números, o superintendente do aeroporto, Alberto Feitosa, ainda aposta nos vôos do fim de ano para fechar no azul ou pelo menos empatado com 2002.

Cerco
O presidente da Infraero, Carlos Wilson, encerra seu primeiro ano à frente da autarquia apontando como um dos seus maiores desafios administrar os arredores dos terminais aeroportuários. Segundo Wilson, nos últimos anos, os aeroportos foram transformados em alavancas de desenvolvimento municipal. Ao mesmo tempo, porém, seus entornos viraram alvo de invasões e instalação de favelas, afetando os projetos de ampliação e administração dos terminais.

Meio-campo
O Sebrae nacional assumiu este ano o papel de articulação política no Congresso Nacional para aprovação de leis e programas que beneficiem as micro e pequenas empresas. O balanço foi feito pelo diretor presidente do órgão, Silvano Gianni. Apesar do ano difícil, Gianni destaca entre as conquistas a Lei Geral, que faz parte do projeto de reforma tributária, e que prevê avanços como, por exemplo, o cadastro único, registro da empresa de pequeno porte em um único cadastro nacional. O presidente do Sebrae prevê também a arrecadação unificada de tributos federais, estaduais e municipais.

Piratas
De 70 táxis vistoriados na terça-feira pelo Detran do Rio de Janeiro, foram achadas irregularidades em mais de 10%. Quatro taxímetros estavam adulterados, sete Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLVs) atrasados e três carteiras de habilitação com suspeita de falsificação; além disso, nove carros foram multados. Desde abril foram apreendidos 14 táxis piratas, três táxis roubados, nove habilitações falsas e 15 documentos de carros roubados.

Feliz 2004
Aos leitores, fiéis e sazonais, que acompanham esta coluna nossos votos de um feliz Ano Novo, em que as esperanças sirvam de sementes para transformações efetivas na vida pessoal e social.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDormitório
Próximo artigoGuerra

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Últimas Notícias

Operações financeiras de Shanghai estão estáveis apesar da epidemia

O centro financeiro da China, Shanghai, conseguiu manter suas operações financeiras estáveis apesar do recente ressurgimento da COVID-19.

Carga de energia aumentou 2,2% em abril ante 2021

ONS: Subsistema Sudeste/Centro-Oeste registra variação positiva de 4,8%.

Quatro em 10 brasileiros pretendem pedir crédito nos próximos 90 dias

Intenção atingiu maior patamar desde junho de 2021; dívidas são o principal motivo.

Healthtechs e edtechs rivalizam com fintechs por investidores

Startups de saúde e de educação se aproximam das empresas de tecnologia financeira na disputa pelos aportes

Mercados dão continuidade a movimento negativo visto desde ontem

Bolsas e commodities cedem, enquanto as curvas de juros dão um alívio; moedas são a exceção e avançam contra o dólar.