Presentão

O economista Amir Khair critica a decisão do governo da presidente Dilma de voltar a elevar a taxa básica de juros (Selic), apesar da trajetória cadente da inflação desde janeiro, assim como a decisão de manter “a porta escancarada para a especulação internacional em cima dos títulos do governo federal ao retirar o IOF dessas aplicações: “É um presentão ao capital internacional em tempos de juros internacionais no chão”, afirma em artigo no site Carta Maior.
.
Curto prazo
Para Khair, o governo, ao se ver espremido pela inflação, pelo baixo crescimento e pelo crescimento do rombo das contas externas, “optou por medidas de curto prazo”, com o objetivo de “evitar o desgaste causado pela inflação, que atingiu o orçamento doméstico da população de renda média e baixa, com reflexos mais fortes nas regiões onde o governo desfruta de poderoso cacife eleitoral”.
.
Seletiva
Obcecada em criticar governos da América Latina de países nos quais seus associados perdem centralidade na luta pela informação, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) mantém silêncio ensurdecedor em relação às graves denúncias sobre monitoramento da imprensa e violação de direitos e privacidade perpetrados pelo governo dos Estados Unidos. Quem acessa o site da SIP – www.sipiapa.org – esbarra na informação de que “Jornalistas com bolsa de estudos da Google iniciam programa em Miami”. Ao lado de outros oligopólios que dominam a internet, como Apple, Facebook e Microsoft, a Google enfrenta importante déficit de credibilidade junto aos seus usuários justamente por sua colaboração com a administração estadunidense na arte de espionar cidadãos de seu país e de outras nações.
.
Ouro ao bandido
“No momento em que o país volta a discutir a privatização da Vale e até uma frente parlamentar é formada no Congresso Nacional, o governo do PT quer vender petróleo do pré-sal com potencial superior ao total das reservas brasileiras, de 14 bilhões de barris.” A comparação é do economista Dercio Munhoz, da Universidade de Brasília (UnB). Para ele, “com a economia fazendo água, o governo no PT entrega o ouro ao bandido”. Na opinião de Munhoz, a “atitude perigosa, que envolve a soberania nacional mantém os tapetes vermelhos para Lula e Dilma, tal como no tempo de FH”.
.
Coisa de alemão
Abertas à participação de empresas brasileiras e alemãs instaladas no Brasil, as inscrições para o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação 2013 se estendem até 9 de agosto. Criado pelo Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha, o prêmio integra a programação da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, que vai até junho de 2014. Mais informações pelo site: www.alemanha-e-brasil.org.
.
Efeitos colaterais
A entrada em vigor da lei que manda discriminar na nota fiscal o quanto da compra corresponde a taxação de impostos não é didática apenas em relação ao funcionamento da máquina governamental de arrecadar. Ao permitir que se calcule o valor dos preços após se descontar o valor dos impostos, ela também pode ajudar o consumidor a mensurar a prática de lucros abusivos, como os praticados em estacionamentos, cinemas, restaurantes, hotéis etc. Sem falar na contribuição ao combate à sonegação, facilitado pelo não uso da nota fiscal.
.
Pelo Rio
A Cemeru Saúde recebe, nesta quinta-feira, o prêmio G10 de Responsabilidade Social, concedido pelo grupo G10, que reúne empresários que atuam pelo desenvolvimento do Estado do Rio. O evento acontece na Associação Atlética do Banco do Brasil. Também serão homenageados, pela dedicação ao esporte carioca, o surfista Ricardo Tatuí e o ex-jogador de vôlei Nalbert.
.
Mais três zeros
A Viação 1001, uma das maiores do Rio de Janeiro e das que mais recebem críticas dos usuários, recebeu 567 autos de infração em 2012, com R$ 1,5 milhão em multas, segundo informou o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), em audiência pública realizada pela Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa (Alerj). Em 2013 já são 113 autos, com multas que somam R$ 130 mil.
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMaravilhosa e cara
Próximo artigoSP marca 2,21%

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Condomínios do Rio podem exigir comprovante de vacinação

É recomendado que tal exigência seja aprovada em assembleia por maioria dos presentes

Agronegócio brasileiro ainda está amadurecendo tecnologicamente

Por Regina Teixeira – Especial para o Monitor Mercantil

Livro traz bastidores de aquisições de startups por grandes empresas

Livro: 'Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup'

Plano de assinatura garante um smartphone novo todo ano

A parceria une o propósito da Samsung de trazer inovação a cada lançamento - desta vez oferecendo sua terceira geração de smartphones - e...

WhatsApp testa funcionalidade de indicação de negócios em SP

Por enquanto só São Paulo terá esse recurso