Presentão

109
O economista Amir Khair critica a decisão do governo da presidente Dilma de voltar a elevar a taxa básica de juros (Selic), apesar da trajetória cadente da inflação desde janeiro, assim como a decisão de manter “a porta escancarada para a especulação internacional em cima dos títulos do governo federal ao retirar o IOF dessas aplicações: “É um presentão ao capital internacional em tempos de juros internacionais no chão”, afirma em artigo no site Carta Maior.
.
Curto prazo
Para Khair, o governo, ao se ver espremido pela inflação, pelo baixo crescimento e pelo crescimento do rombo das contas externas, “optou por medidas de curto prazo”, com o objetivo de “evitar o desgaste causado pela inflação, que atingiu o orçamento doméstico da população de renda média e baixa, com reflexos mais fortes nas regiões onde o governo desfruta de poderoso cacife eleitoral”.
.
Seletiva
Obcecada em criticar governos da América Latina de países nos quais seus associados perdem centralidade na luta pela informação, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) mantém silêncio ensurdecedor em relação às graves denúncias sobre monitoramento da imprensa e violação de direitos e privacidade perpetrados pelo governo dos Estados Unidos. Quem acessa o site da SIP – www.sipiapa.org – esbarra na informação de que “Jornalistas com bolsa de estudos da Google iniciam programa em Miami”. Ao lado de outros oligopólios que dominam a internet, como Apple, Facebook e Microsoft, a Google enfrenta importante déficit de credibilidade junto aos seus usuários justamente por sua colaboração com a administração estadunidense na arte de espionar cidadãos de seu país e de outras nações.
.
Ouro ao bandido
“No momento em que o país volta a discutir a privatização da Vale e até uma frente parlamentar é formada no Congresso Nacional, o governo do PT quer vender petróleo do pré-sal com potencial superior ao total das reservas brasileiras, de 14 bilhões de barris.” A comparação é do economista Dercio Munhoz, da Universidade de Brasília (UnB). Para ele, “com a economia fazendo água, o governo no PT entrega o ouro ao bandido”. Na opinião de Munhoz, a “atitude perigosa, que envolve a soberania nacional mantém os tapetes vermelhos para Lula e Dilma, tal como no tempo de FH”.
.
Coisa de alemão
Abertas à participação de empresas brasileiras e alemãs instaladas no Brasil, as inscrições para o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação 2013 se estendem até 9 de agosto. Criado pelo Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha, o prêmio integra a programação da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, que vai até junho de 2014. Mais informações pelo site: www.alemanha-e-brasil.org.
.
Efeitos colaterais
A entrada em vigor da lei que manda discriminar na nota fiscal o quanto da compra corresponde a taxação de impostos não é didática apenas em relação ao funcionamento da máquina governamental de arrecadar. Ao permitir que se calcule o valor dos preços após se descontar o valor dos impostos, ela também pode ajudar o consumidor a mensurar a prática de lucros abusivos, como os praticados em estacionamentos, cinemas, restaurantes, hotéis etc. Sem falar na contribuição ao combate à sonegação, facilitado pelo não uso da nota fiscal.
.
Pelo Rio
A Cemeru Saúde recebe, nesta quinta-feira, o prêmio G10 de Responsabilidade Social, concedido pelo grupo G10, que reúne empresários que atuam pelo desenvolvimento do Estado do Rio. O evento acontece na Associação Atlética do Banco do Brasil. Também serão homenageados, pela dedicação ao esporte carioca, o surfista Ricardo Tatuí e o ex-jogador de vôlei Nalbert.
.
Mais três zeros
A Viação 1001, uma das maiores do Rio de Janeiro e das que mais recebem críticas dos usuários, recebeu 567 autos de infração em 2012, com R$ 1,5 milhão em multas, segundo informou o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), em audiência pública realizada pela Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa (Alerj). Em 2013 já são 113 autos, com multas que somam R$ 130 mil.
Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui