Boao, Hainan, 28 mar (Xinhua) — Pan Gongsheng, presidente do Banco Popular da China (PBOC), o banco central chinês, pediu nesta quarta-feira aos países asiáticos que pressionem conjuntamente pela reforma de quotas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para que a instituição financeira internacional possa desempenhar melhor seu papel como centro da rede de segurança financeira global.
Pan fez as declarações ao participar de um subfórum da Conferência Anual 2024 do Fórum Boao para a Ásia, intitulado “Aprofundando a Cooperação Financeira na Ásia” e realizado em Boao, Província de Hainan, no sul da China.
Os países asiáticos devem trabalhar em conjunto para promover a reforma das quotas do FMI e alcançar o ajuste das quotas o mais rápido possível para melhor refletir as posições devidas dos países asiáticos na economia global e, especialmente, para aumentar a voz e a representação dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento, disse Pan.
Os países asiáticos podem pressionar por um consenso sobre uma nova fórmula de quotas o mais rapido possível, lançando as bases para o ajuste das quotas. “Isto é para garantir que o FMI seja uma instituição baseada em regras que realmente pratica o multilateralismo”, disse ele.
Sobre o fortalecimento da rede de segurança financeira na Ásia, Pan também apelou às partes na região asiática para continuarem a concentrar-se nos objetivos de estabilidade financeira e otimizarem ainda mais a Iniciativa Chiang Mai para aumentar a resiliência aos riscos externos, afirmou Pan.
Pan também urgiu os países asiáticos a promoverem os swaps cambiais bilaterais.
O PBOC assinou acordos de swap em moeda local com 29 países e regiões, com um tamanho total de swap de mais de 4 trilhões de yuans (cerca de US$ 564 bilhões), promovendo efetivamente o comércio e o investimento transfronteiriços, de acordo com Pan.
O banco está pronto para continuar a aprofundar a cooperação monetária com as economias asiáticas para promover a facilitação do comércio e investimento bilaterais e desempenhar o seu papel na manutenção da estabilidade financeira regional, disse Pan.
Pan disse que a China sempre atribuiu grande importância à prevenção e neutralização proativa de riscos financeiros, observando que a China está formulando uma lei de estabilidade financeira que busca estabelecer mecanismos que definam responsabilidades e compartilhamento de custos no tratamento de riscos. Fim
Leia também:
Investimento direto não financeiro da China no exterior aumenta 9,1% em janeiro e fevereiro
O investimento direto não financeiro da China no exterior aumentou 9,1% em termos anuais, para US$ 22,97 bilhões nos primeiros dois meses de 2025.
Capacidade instalada de geração elétrica da China aumenta 14,5%
A capacidade instalada acumulada de geração elétrica da China atingiu 3,4 bilhões de quilowatts até o final de fevereiro, marcando um aumento de 14,5% ano a ano.
Crescimento econômico estável da China traz oportunidades globais, diz especialista
DUBAI, 20 de março (Xinhua) — O crescimento econômico estável da China está proporcionando oportunidades valiosas para o resto do mundo, já que a economia global enfrenta incertezas crescentes, disse Kassem Tofailli, presidente da Associação Árabe Chinesa de Cooperação e Desenvolvimento. Graças às políticas do governo chinês para gerenciar riscos, a economia chinesa continua a […]
Principal taxa de empréstimo da China permanece inalterada
Beijing, 20 março (Xinhua) — A principal taxa de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano da China, uma taxa de empréstimo de referência baseada no mercado, ficou em 3,1% nesta quinta-feira, inalterada em relação ao mês anterior. A LPR de mais de cinco anos, na qual muitos credores baseiam suas taxas de hipoteca, […]
Empresas de telecomunicações da China desenvolvem tecnologia 6G
As empresas chinesas de telecomunicações estão se esforçando para aprofundar a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia 6G, uma vez que o mundo está em uma janela crítica de oportunidade para identificar tecnologias potenciais e desenvolver padrões-chave para a próxima geração de tecnologia sem fio.
CEO da Suzano revela estratégia para aumentar investimento no mercado chinês
A Suzano, a maior produtora mundial de celulose, planeja aumentar o investimento no mercado chinês, concentrando-se em materiais de base biológica, infraestrutura logística e fortalecimento de parcerias locais.