O primeiro sistema de transporte Veículo Leve sobre Trilhos Eletrificados (VLT) do Egito, construído em conjunto por empresas chinesas e egípcias, começou seu teste no domingo.
Cairo, 3 jul (Xinhua) — O primeiro sistema de transporte Veículo Leve sobre Trilhos Eletrificados (VLT) do Egito, construído em conjunto por empresas chinesas e egípcias, começou seu teste no domingo.
O presidente egípcio Abdel-Fattah al-Sisi fez o primeiro passeio no VLT em sua cerimônia de inauguração, que também contou com a presença do primeiro-ministro egípcio Mostafa Madbouly e do embaixador chinês no Egito, Liao Liqiang.
O projeto VLT é fruto de um investimento de 1,24 bilhão de dólares de contrato assinado em agosto de 2017 entre a Autoridade Nacional de Túneis do Egito (NAT, sigla em inglês) e o consórcio da China Railway Engineering Corporation e AVIC International Holding Corporation (CREC-AVIC INTL Consortium).
O projeto ferroviário conecta a Nova Capital Administrativa (NAC, sigla em inglês) que está sendo construída a leste do Cairo com novas cidades e distritos distantes, incluindo El-Salam City, 10th of Ramadan City, El-Obour City, Badr City e El-Shorouk City.
O ministro egípcio dos Transportes, Kamel el-Wazir, disse que a primeira fase do VLT contém 22 trens e servirá 360.000 passageiros diariamente.
O alinhamento de 12 estações do VLT começa na enorme estação central Adly Mansour, um central de transporte a leste do Cairo, e termina no NAC, incluindo sete pontes, três túneis, duas subestações e um depósito.
O projeto do VLT está dividido em várias fases, cobrindo uma distância total de cerca de 103 quilômetros com 19 estações.
A fase atual que está sendo inaugurada possui uma distância de cerca de 70 quilômetros com 12 estações. As fases futuras passariam por uma extensão a sul que cobre uma distância de cerca de 18,5 quilómetros com quatro estações e uma extensão a norte que abrange cerca de 16 quilómetros com três estações, salientou o ministro dos Transportes.
Cerca de 20 empresas egípcias e 15 empresas chinesas participaram da execução do projeto, segundo o ministro.
“O projeto foi financiado pela China, adotando tecnologia e equipamentos chineses e foi implementado em conjunto por empresas chinesas e egípcias”, disse Liao, acrescentando que todos os participantes trabalharam duro para manter o progresso da construção enquanto lutavam contra a pandemia de COVID-19.
As empresas chinesas também forneceram treinamento para jovens técnicos egípcios com objetivo de apoiar a construção e manutenção do projeto, acrescentou Liao.
Mohamed Nosir, que estava ao volante no teste, costumava treinar no Instituto Vocacional de Tecnologia Ferroviária de Nanjing em 2018.
“Muitos amigos sempre me perguntaram quando poderiam levar esse trilho para o trabalho. Eles estão ansiosos pela inauguração”, disse Nosir à Xinhua. “O trilho leve é muito confortável e estável, e a velocidade é mais rápida que o metrô.”
Hassan Mahdy, professor de transporte e estradas da Universidade Ain Shams, com sede no Cairo, disse que o VLT é de extrema importância, pois liga as novas cidades a leste do Cairo, incluindo o NAC, com todos os distritos do Grande Cairo.
Ele acrescentou que “o projeto também é um núcleo para outros projetos egípcio-chineses na indústria de transporte e a localização de tecnologia de transporte no Egito.
“É positivo para ambos os lados, pois é uma obra de necessidade no Egito e acredito que o lado chinês está ansioso para transferir suas tecnologias relevantes e expandir o mercado para seus produtos de transporte. Então, é um projeto ganha-ganha”, disse o professor egípcio à Xinhua. Fim
Leia também: