Presidente irregular

Mais de 2 mil produtos da cesta básica foram verificados pelo Ipem-SP na primeira quinzena de fevereiro; 1,97% apresentaram irregularidades quanto a peso, volume ou comprimento. Em Presidente Prudente nada menos que 66,67% dos produtos analisados estavam fora dos padrões. Na capital, por sua vez, não foi registrada nenhuma irregularidade.

Espelho
Instituição política mais emblemática da florescente burguesia inglesa, o Parlamento nasceu com três funções básicas: elaborar o Orçamento, legislar e fiscalizar o Executivo, dentro do jogo de contrapesos entre os poderes. Essa concepção original espalhou-se pelos quatro cantos em que se espraiou a democracia representativa e o Brasil não foi exceção. Nos últimos 15 anos, no entanto, a transformação do Legislativo num apêndice do Executivo, condição exigida, por sua vez, pela submissão deste aos organismos internacionais que ditam a agenda macroeconômica interna, levou a crescente rebaixamento do papel do Congresso.
Privados da iniciativa de legislar em temas relevantes e adestrados pelo Executivo a barganhar migalhas como recompensa pelo silêncio diante da apropriação do tripé que funda o poder que representam, aos parlamentares sobrou o apequenamento das suas funções. No “novo” Congresso, o que era acessório, como o fisiologismo, o assistencialismo e até os aspectos policiais, ganhou centralidade.
Nesse novo paradigma, a vitória do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) sobre o Planalto não é aberração. É emblemática do papel a que foram reduzidos os hoje rebatizados de “novo clero”. Quem pensa que isso pode constranger o novo presidente da Câmara equivoca-se. Ele sempre demonstrou orgulho no exercício do cargo, antes informal, de presidente do Sindicato dos Deputados. Sua sinceridade nesse aspecto, inclusive, o diferencia dos modos dissimulados que marca boa parte dos seus pares e lhe assegura a popularidade de que goza entre os seus.
Num governo que, em apenas dois anos de mandato, destinou R$ 273 bilhões ao pagamento de juros, é natural que quem homologa a política que resulta nessa derrama também queira o seu. Ainda que em forma de isonomia com os salários do Supremo.

Técnico
A primeira a Editora Senai do país será criada hoje no Rio. De acordo com o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o objetivo é elevar a qualidade do conteúdo técnico do material didático adotado nos cursos técnicos do Senai-RJ. A meta é produzir dois livros por mês.

Bate-papo
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB Rio) faz homenagem ao secretário fluminense de Agricultura, Christino Áureo, no próximo Happy Hour da entidade, segunda-feira, dia 21, no Restaurante Panorâmico (R. da Assembléia, 10/4201).

Grátis
Projeto de autoria do deputado Gilberto Palmares (PT) aprovado ontem na Assembléia Legislativa do Rio determina que as pessoas que tiverem despesas em shoppings com valor dez vezes superior ao cobrado pelo estacionamento não precisarão pagar a tarifa. Aprovado por aclamação, o projeto segue para a governadora Rosinha Garotinho. O presidente do Conselho de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Daniel Plá, e o diretor-executivo da Associação de Lojistas dos Shoppings do Rio de Janeiro, Gilberto Catran, defenderam a aprovação da matéria, pois acham que haverá incremento de 10% a 20% das vendas dos pequenos lojistas. A gratuidade está garantida pelo tempo máximo de seis horas de permanência. Lei sobre o mesmo tema, aprovada em 2002, foi contestada pelos shoppings, que conseguiram liminar impedindo a aplicação. O julgamento adormece no STJ até hoje.

Artigo anteriorKyoto amanhã
Próximo artigoExtermínio
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média em um ano

Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos.

PEC Emergencial pode sair da pauta do Senado desta quinta

Parlamentares resistem a cortes na saúde e educação e propõem votar apenas questão do auxílio emergencial.

Desdobramentos da intervenção na Petrobras

Percepção é de que o 'superministro' de Bolsonaro pode estar ficando cada vez mais isolado.

IPCA-15 de fevereiro ficou abaixo da expectativa

Índice mostra variação mais fraca que o esperado em alimentação, educação; já saúde e transportes vieram mais fortes que a expectativa.

Tentativa de superação

Ontem foi dia de recuperação da Bovespa, liderada pelas ações da Petrobras, Eletrobrás e setor bancário.