25.6 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, janeiro 22, 2021

Preço alto

Do ministro do Comércio e da Indústria da Tanzânia, Iddi Simba, na 4ª Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada no Catar, criticando as assimetrias do comércio mundial: “Os problemas causados pelo comércio injusto estão custando vidas.”

Platéia
Integrante de um grupo que apresenta a candidatos à Presidência da República em 2002 proposta para o desenvolvimento do mercado de capitais, Roberto Teixeira da Costa, vice-presidente do Banco Sul América e primeiro presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), dedicou espaço na sua agenda para mais um evento político nesta última sexta-feira. Estava entre os que assistiram à filiação do ex-deputado Luiz Alfredo Salomão ao PT do Rio de Janeiro. Na mesa Lula, presidente do honra do PT, e a vice-governadora Benedita da Silva.

Transparência
Uma multinacional do setor de petróleo instalada num panorâmico prédio de Botafogo está, ainda que involuntariamente, funcionando literalmente como empresa aberta. Dia desses, uma visitante posta numa sala de paredes pouco sólidas ouviu toda a conversa entre dois executivas da empresa, com detalhes que incluíam desde números sobre produção de petróleo a negócios milionários.

Regressão
A açodada cruzada do governo FH contra as conquistas trabalhistas contidas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) não deixa dúvidas: quando FH se impôs como meta dar cabo à Era Vargas tinha como objetivo final a volta à República Velha, aquela na qual problema social era caso de polícia.

Barriga
O Jornal Nacional de quinta-feira informou a valorização das bolsas norte-americanas (Nasdaq e Nyse) naquele dia. Só que as bolsas de lá não operaram, por causa do feriado do Dia de Ação de Graças.

Enforcaram
Por conta do feriado do Dia de Ação de Graças na quinta-feira, as bolsas norte-americanas, assim como boa parte das empresas, fecharam três horas antes do horário normal na sexta-feira. E o Brasil é que é o país dos feriados.

Fermentar
Terra do feijão com arroz, o Brasil tem consumo per capita de massa de 5,5 kg. Na Itália, essa relação chega a 28 kg. De olho no crescimento potencial do mercado nacional, a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) promove, no próximo dia 28, em São Paulo, o VII Encontro de Fabricantes de Massas Alimentícias e Fornecedores. Se os cerca de 200 empresários esperados para o encontro resolverem empunharem a bandeira da distribuição de renda e do barateamento do crédito, em lugar da redução de direitos trabalhistas, o setor, como todos os de consumo popular, receberia um belo empurrão.

Vítimas
O jornal Washington Post publicou que a mídia no Brasil tem dado destaque cada vez maior às vítimas da guerra no Afeganistão, aumentando o já forte sentimento anti-EUA no país. Na verdade, é a imprensa norte-americana que está escondendo do público interno a realidade da guerra – e ninguém inventou, fora do marketing, batalhas sem vítimas fatais, inclusive entre civis. O que incomoda o Post não são torcedores de futebol usando camisetas com a cara de Bin Laden, nem papelotes de cocaína com a imagem do inimigo número um dos EUA estampada. Incomoda é saber que nem todo mundo aderiu à censura virtual que vigora na pátria dos defensores da democracia. E olha que os “jornalões” brasileiros não são – especialmente neste caso – exemplos de independência.

Artigo anteriorPorta da felicidade
Próximo artigoCartel
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.

EUA: expectativa por novos estímulos fiscais traz bom humor

Futuros dos índices de NY estão subindo, mesmo após terem atingidos novos recordes históricos no fechamento do pregão anterior.

Ajustando as expectativas

Bovespa andou na quarta-feira na contramão dos principais mercados da Europa e também dos EUA.

Sudeste produz 87,5% dos cafés do Brasil em 2020

Com mais de 55 milhões de sacas a região é a principal responsável pela maior safra brasileira da história.

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.