Prevenção

Segundo dados da Secretaria Internacional do Trabalho, 97% dos acidentes industriais ocorridos no mundo talvez não pudessem ser evitados, mas poderiam ser previstos. Apenas 3% seriam catástrofes naturais, como raios e tempestades. Os dados constam do livro Acidentes industriais, o custo do silêncio, do engenheiro Michel Llory, que critica os problemas de comunicação entre os diferentes níveis gerenciais e operacionais.

Revoada
Chegou a 2.056 o número de aeroportuários que, em todo o país, aderiram ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) da Infraero. As demissões coincidem com o aumento do número de acidentes aéreos em todo o mundo. Os passageiros rezam para que não influam na (boa) segurança oferecida nos aeroportos brasileiros.

Disparada
Resumo gaiato das operações do câmbio ontem, depois da nova alta recorde do dólar alavancada pelos temores despertados pela ação do ministro Domingo Cavallo: “Dólar a todo galope”.

Não falha
A quarta parte do Relatório de Desenvolvimento Humano da cidade do Rio de Janeiro, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) confirma matérias publicadas no ano passado pelo MONITOR MERCANTIL sobre a qualidade da água no Rio. Segundo o relatório, o acesso à água potável na cidade é quase universal, mas “a qualidade da água bebida pelo carioca não é tratada de modo transparente”. O Idec, de São Paulo, também já realizara testes no Rio e constatara que a água que sai das torneiras está contaminada. A Cedae negara a informação do MM. Como também negara despejo de esgoto “in natura” na enseada da Glória. Obras para tratamento deste esgoto são agora motivo de propaganda do Governo Garotinho.

Do real ao virtual
Aumentam os casos de fraude via Internet em que são utilizados dados obtidos nos recibos impressos quando se utiliza cartões de credito ou de débito em lojas convencionais. Nestes recibos constam normalmente o numero e a data de validade do cartão utilizado, exatamente os dados que um contraventor precisa para efetuar uma compra pela Internet. O alerta foi dado pela polícia da Inglaterra. Algumas lojas do Reino Unido já estão tomando providências para evitar problemas para seus clientes, cortando alguns algarismos dos números dos cartões. No entanto, a principal fonte dos fraudadores têm sido as lojas menores, que não vêm seguindo os procedimentos de segurança das grandes lojas.

Economia
Mesmo antes do Programa de Racionalização de Energia Elétrica, recém-implantado pelo governo federal para tentar evitar o racionamento, o Banco do Brasil garante que já tomava medidas para a contenção do consumo. Entre os anos de 93 e 2000, o BB reduziu em 13,6% o gasto com energia. A potência economizada seria suficiente para atender a 28 mil residências, fato que representa uma economia de R$ 31,4 milhões em geração de energia, nas contas do banco. Estima-se que parte dessa economia foi obtida com a redução do número de funcionários e, consequentemente, de locais de trabalho.

Comida lusa
A TAP Air Portugal, que vem passando por uma delicada situação financeira, foi a única empresa européia que apresentou melhora na qualidade dos serviços nos últimos três anos, segundo pesquisa realizada por uma empresa especializada no setor de turismo. Salvou a TAP a qualidade da comida servida a bordo. A TAP, dirigida pelo brasileiro Fernando Pinto, transporta em média, anualmente, 5,2 milhões de passageiros.

Dois pesos
Afinal de que contas quem é mais deletério para a humanidade: os talibãs que destróem imagens milenares do budismo ou George Bush que se recusa a cumprir as determinações do Tratado de Kioto? A julgar pelos espaços dados às duas notícias pela mídia mundial cartelizada, os antigos “Combatentes da Liberdade” – apelido com que os talibãs foram batizados na era Reagan –  apesar da atuação localizada e restrita seriam capazes de infligir riscos muitos maiores ao mundo que o aumento da destruição da camada de ozônio que a atitude de Bush deflagrará.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHood Robin
Próximo artigoCobrança

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.