Previdência privada: aportes somaram R$ 44,9 bi no primeiro trimestre

Resultado refere-se aos prêmios e contribuições realizadas pelos mais de 11 milhões de participantes nos três primeiros meses do ano

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Idosos
Idosos (Foto: ABr/arquivo)

Relatório realizado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), indica que foram aportados R$ 44,9 bilhões em planos de previdência privada aberta no país no primeiro trimestre de 2025. Refletindo o período de incerteza do mercado, o resultado representa uma retração de 4,8% na comparação com o primeiro trimestre de 2024.

Na mesma base de comparação, o volume financeiro de resgates cresceu 24,2%, totalizando R$ 39,1 bilhões – importante ressaltar que esses se mantêm acelerados desde o último trimestre de 2024, quando as incertezas econômicas ficaram mais latentes.

De toda forma, a captação líquida – resultado da arrecadação deduzidos os resgates – foi de R$ 5,7 bilhões, uma queda de 63,3% na comparação com os três primeiros meses de 2024.

Ao final de março, os ativos do setor somaram R$ 1,6 trilhão, que é o equivalente a 13,5% do PIB brasileiro.

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Os planos Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) ficaram com 92,5% do montante arrecadado nos três primeiros meses de 2025, destaca o relatório da entidade. Por sua vez, 6% do total foi aportado em planos Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e 1,5% da captação bruta total foram em fundos tradicionais de previdência privada aberta.

O relatório da Fenaprevi destaca ainda que o total de pessoas com planos de previdência privada aberta no país é de 11,2 milhões, ou seja, aproximadamente 7% da população de 18 anos ou mais no Brasil. Desse total, 9 milhões possuíam planos individuais, quando a própria pessoa toma a iniciativa de construir uma poupança de longo prazo, por exemplo, e outros 2,3 milhões estavam em planos coletivos.

Ao todo, essas pessoas possuem 13,6 milhões de planos de previdência privada aberta. Destas, 99,4% estão em fase de acumulação de recursos e, somente, 0,6% estão no período de recebimento, evidenciando o quanto jovem ainda é o setor e revelando o seu enorme potencial de crescimento.

Ao analisar os planos por tipo de produto, o VGBL é a escolha em 62% dos planos comercializados (8,5 milhões de planos). Em seguida está o PGBL, com participação de 23% (3,1 milhões de planos), e os demais 15% (2 milhões de planos) são planos tradicionais.

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