A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) revisou na quinta-feira para baixo suas previsões para o crescimento econômico global e a demanda por petróleo deste ano, citando restrições induzidas pela Covid e tensões geopolíticas.
A aliança petrolífera disse em seu relatório mensal do mercado de petróleo que a economia mundial deve crescer 3,5% em 2022, em comparação com sua previsão de 3,9% há um mês.
O grupo de produtores de petróleo também prevê que a demanda global por petróleo este ano aumentará em 3,4 milhões de barris por dia ano sobre o ano anterior, uma queda de 300 mil barris por dia em relação à avaliação do mês passado.
Espera-se que a demanda por petróleo em 2022 seja “impactada pelos desenvolvimentos geopolíticos em andamento na Europa Oriental, bem como pelas restrições da pandemia de Covid”, disse a Opep em seu relatório.
A Opep disse que os desafios notáveis que a economia global enfrenta incluem “tensões geopolíticas, a pandemia contínua, inflação crescente, problemas agravados na cadeia de suprimentos, altos níveis de dívida soberana em muitas regiões e aperto monetário esperado por bancos centrais nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e a Zona do Euro”.
Leia também:
Petróleo dispara à medida que UE pretende banir petróleo russo