Econômico em previsões para o futuro da nova arquitetura financeira mundial, devido à insistência dos neoliberais em se aferrarem a suas teses de auto-regulação, o economista Luiz Gonzaga Belluzo, da Unicamp, não se furta a fazer projeções para o Campeonato Brasileiro. Conselheiro do Palmeiras, ele aponta seu clube como provável campeão, embora ressalve que a tabela seja benéfica ao Grêmio. Belluzo aposta ainda em que o Botafogo terminará no G-4 – quatro primeiros colocados e que se classificam para a Copa Libertadores da América – observando que o time carioca, embora irregular, “continua jogando o futebol mais bonito”.
Silêncio
O líder do PMDB na Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Waldyr Pugliesi, ironizou o silêncio dos defensores do livre mercado na Casa desde o acirramento da crise financeira internacional: “Aqui mesmo nesta Casa vi uma defesa total, completa da saída do Estado das empresas como a Copel, como a Sanepar, o DER, para privatizar as rodovias, porque defendiam que o mercado não podia sofrer nenhuma interferência”, recordou Pugliesi.
Embora observando que a atual crise demonstre “a falência do neoliberalismo”, Pugliesi ressalvou: “Sempre falei, nem o socialismo morreu, nem o capitalismo moribundo que está aí está morto. Infelizmente.”
Prioridades
Mesmo com a previsão de um crescimento em torno de R$ 7 bilhões no orçamento para 2009, o Governo do Estado do Rio de Janeiro quer reduzir a verba para universidades públicas em 2%, denuncia o presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, deputado Comte Bittencourt (PPS).
Apagar o passado
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) condenou a decisão do juiz Wagner Roby Gídaro, da 296º Zona Eleitoral de São Bernardo do Campo, de determinar à Folha Online que retire do ar matéria sobre o ex-ministro da Previdência Social Luiz Marinho, candidato à prefeitura da cidade paulista. Trata-se de matéria produzida em 2005, que consta dos arquivos da Folha, com denúncia contra Luiz Marinho quando era sindicalista. “Censura é inconstitucional”, proclama a ANJ.
Pendura
A inadimplência no comércio da Cidade do Rio de Janeiro cresceu 2,2% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro. O número de dívidas quitadas aumentou 15,2% e as consultas, 17,6%. No acumulado do ano, a inadimplência cresceu 2,2%, as dívidas quitadas, 9,5%, e as consultas, 11,7%.
Luxo
A crise ainda não atingiu as empresas brasileiras, garante o presidente da CVC, Guilherme Paulus. Os cruzeiros pela costa brasileira não deixaram de ser vendidos, afirmou no III Forum Planet Work/Cesgranrio, realizado no Rio nesta terça-feira.
No mesmo evento, o gerente geral do Caesar Park, Philippe Godefroid, falou sobre hotelaria de luxo. Ressaltou que a tendência mundial são os hotéis design, os históricos e os castelos. Disse que na Ásia alguns hotéis têm mordomos, massagistas e atendentes para todos os quartos. Resistirão tais empreendimentos ao fim da era do lucro virtual?
Inovação
“Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Inovação Tecnológica” é o curso que a Protec e o Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos realizarão, na próxima quinta, em Porto Alegre. Mais informações em www.protec.org.br
Parabéns
Nessa sexta-feira, o Instituto de Economia da UFRJ comemora 70 anos. Será realizado um seminário com aula magna de Maria da Conceição Tavares.
Faxina
Frase definitiva sobre a necessidade de reformulação total do sistema financeiro: “Não se pode conter uma infecção grave mantendo a vítima dentro de um “lixão””.
Marcos de Oliveira e Sérgio Souto