Do líder do PMDB na Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Waldyr Pugliesi, ironizando as campanhas contra a Petrobras, recorrentes na imprensa tupiniquim: “Quando era menino lutávamos pela implantação da Petrobras. O que é que a direita falava no país? Que não havia petróleo no país. Hoje tiramos não sei quantos milhões de petróleo todos os dias.”
Solte a voz
Avaliações gratuitas das cordas vocais e ensino de exercícios para aquecer e desaquecer a voz são algumas das atividades que os fonoaudiólogos farão nesta quarta-feira, Dia Mundial e Nacional da Voz. No Rio, serão 240 profissionais e estudantes mobilizados pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia. Eles ficarão em shoppings e escolas até o dia 19.
Esvaziamento
Baixa no Fashion Rio, evento sobre moda promovido pela Federação das Indústria do Estado (Firjan). A Colcci desfilará sua coleção verão 2009 na São Paulo Fashion Week. A marca, nas últimas temporadas, se apresentou em passarelas fluminenses.
Luz de volta
“Toda empresa que paga ICMS nas notas fiscais de energia elétrica, pode recuperar até 98% do valor. Isso pode representar milhões”. Quem afirma é o consultor tributário Edimilson Silva, diretor da EMS Project. O ICMS descontado nas notas fiscais da energia nos últimos cinco anos pode retornar para as empresas através de crédito, calculado por laudo técnico e diagnóstico fiscal. A fatia varia de 40% a 98% do gasto com o imposto, dependendo da empresa, garante o especialista.
Data marcada
“As subprimes brasileiras estão no engordamento inorgânico do crédito – seja às pessoas, seja ao consumidor. Festa no inicio. Tragédia no final. Passa por 2008, mas não chega a 2010.” A previsão é do prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, em seu Ex-blog.
A ver navios
Anda sem prestígio a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Apesar de presidir a comissão especial criada para dar um jeito no transporte aquaviário no estado – leia-se barcas que ligam a capital a Niterói – o deputado Gilberto Palmares (PT) vai ter que recorrer a atos públicos, na manhã e final de tarde desta quarta-feira, para protestar contra o mau atendimento aos passageiros. Na semana passada, foram enviados ofícios ao secretário de Estado de Transportes, Julio Lopes, e ao presidente da agência reguladora (Agetransp), Antônio de Carvalho, cobrando providências em relação às condições das embarcações e uma punição severa à concessionária. Até agora, tudo continua como dantes na casa de Abrantes.
Despedida
Parentes e amigos do jornalista Carlucho Maciel, diretor Comercial da BR Press, convidam para a missa de sétimo dia, nesta quarta-feira, às 19h30. Graças ao empenho da filha Eliane Maciel, a missa será realizada na mesma igreja em que Carlucho casou-se, na Paróquia Nossa Senhora do Ó, no Largo da Matriz, Freguesia do Ó, em São Paulo. O MM soma-se às homenagens a Carlucho, com quem manteve profícua parceria por longo período.
E o conteúdo?
Já que a novela do dossiê sobre gastos dos governos Lula e FH ameaça ser prorrogada até o segundo semestre, o distinto público tem direito a informação essencial: como as duas administrações utilizaram o dinheiro público. Tal questão é bem mais relevante do que a modorrenta briga entre petistas e tucanos – estes em aliança com setores da mídia de indignação seletiva – sobre autoria de dossiês e vazamentos.
Baixa
A nacionalização da Sidor deve criar uma baixa no Executivo venezuelano. O ministro do Trabalho articulava contra a medida, e políticos ligados ao chavismo afirmam que ele escondia informações do presidente. Chávez “atropelou” a pasta ao negociar diretamente com sindicalistas a implementação da medida.
Marcos de Oliveira e Sérgio Souto