Previsões

Do líder do PMDB na Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Waldyr Pugliesi, ironizando as campanhas contra a Petrobras, recorrentes na imprensa tupiniquim: “Quando era menino lutávamos pela implantação da Petrobras. O que é que a direita falava no país? Que não havia petróleo no país. Hoje tiramos não sei quantos milhões de petróleo todos os dias.”

Solte a voz
Avaliações gratuitas das cordas vocais e ensino de exercícios para aquecer e desaquecer a voz são algumas das atividades que os fonoaudiólogos farão nesta quarta-feira, Dia Mundial e Nacional da Voz. No Rio, serão 240 profissionais e estudantes mobilizados pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia. Eles ficarão em shoppings e escolas até o dia 19.

Esvaziamento
Baixa no Fashion Rio, evento sobre moda promovido pela Federação das Indústria do Estado (Firjan). A Colcci desfilará sua coleção verão 2009 na São Paulo Fashion Week. A marca, nas últimas temporadas, se apresentou em passarelas fluminenses.

Luz de volta
“Toda empresa que paga ICMS nas notas fiscais de energia elétrica, pode recuperar até 98% do valor. Isso pode representar milhões”. Quem afirma é o consultor tributário Edimilson Silva, diretor da EMS Project. O ICMS descontado nas notas fiscais da energia nos últimos cinco anos pode retornar para as empresas através de crédito, calculado por laudo técnico e diagnóstico fiscal. A fatia varia de 40% a 98% do gasto com o imposto, dependendo da empresa, garante o especialista.

Data marcada
“As subprimes brasileiras estão no engordamento inorgânico do crédito  – seja às pessoas, seja ao consumidor. Festa no inicio. Tragédia no final. Passa por 2008, mas não chega a 2010.” A previsão é do prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, em seu Ex-blog.

A ver navios
Anda sem prestígio a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Apesar de presidir a comissão especial criada para dar um jeito no transporte aquaviário no estado – leia-se barcas que ligam a capital a Niterói – o deputado Gilberto Palmares (PT) vai ter que recorrer a atos públicos, na manhã e final de tarde desta quarta-feira, para protestar contra o mau atendimento aos passageiros. Na semana passada, foram enviados ofícios ao secretário de Estado de Transportes, Julio Lopes, e ao presidente da agência reguladora (Agetransp), Antônio de Carvalho, cobrando providências em relação às condições das embarcações e uma punição severa à concessionária. Até agora, tudo continua como dantes na casa de Abrantes.

Despedida
Parentes e amigos do jornalista Carlucho Maciel, diretor Comercial da BR Press, convidam para a missa de sétimo dia, nesta quarta-feira, às 19h30. Graças ao empenho da filha Eliane Maciel, a missa será realizada na mesma igreja em que Carlucho casou-se, na Paróquia Nossa Senhora do Ó, no Largo da Matriz, Freguesia do Ó, em São Paulo. O MM soma-se às homenagens a Carlucho, com quem manteve profícua parceria por longo período.

E o conteúdo?
Já que a novela do dossiê sobre gastos dos governos Lula e FH ameaça ser prorrogada até o segundo semestre, o distinto público tem direito a informação essencial: como as duas administrações utilizaram o dinheiro público. Tal questão é bem mais relevante do que a modorrenta briga entre petistas e tucanos – estes em aliança com setores da mídia de indignação seletiva – sobre autoria de dossiês e vazamentos.

Baixa
A nacionalização da Sidor deve criar uma baixa no Executivo venezuelano. O ministro do Trabalho articulava contra a medida, e políticos ligados ao chavismo afirmam que ele escondia informações do presidente. Chávez “atropelou” a pasta ao negociar diretamente com sindicalistas a implementação da medida.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAumento
Próximo artigoLivre

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.