Primeira semana do mês abre no positivo nos mercados externos

A primeira semana de maio começa com comportamento positivo nos mercados externos: na Europa, o movimento é reflexo de indicadores de atividade divulgados no início da manhã. Nos EUA, o comportamento ainda é consequência dos recentes números que mostram recuperação da atividade, bem como das expectativas dos indicadores que serão anunciados nesta semana – com destaque para o payroll, na próxima sexta-feira. Por aqui, além da CPI da Covid-19, o foco dos investidores também fica nos dados da semana, que conta com vendas no varejo, números da indústria e decisão de política monetária do Copom. Pode repercutir ainda, em especial na curva de juros, a notícia de que a conta de luz terá bandeira vermelha a partir de maio – anunciado pela Aneel na última sexta-feira.

Na agenda do dia, as vendas no varejo da Alemanha subiram 7,7% em março na comparação com fevereiro, número que superou muito as expectativas (2,6%) e mostrou uma forte recuperação do varejo alemão depois da reabertura da economia. Na Zona do Euro, o PMI industrial subiu 62,5 em março a 62,9 pontos em abril e, com isso, atingiu patamar recorde pelo segundo mês consecutivo.

No campo corporativo, a BB Seguridade (BBSE3) divulgou seu resultado do 1T21 com expansão em todas as linhas de negócio e lucro 10,7% maior que o do 1T20. Na agenda de resultados, temos Porto Seguro (PSSA3) ainda antes da abertura e depois do fechamento destaque para Itaú (ITUB4), Localiza (RENT3), Marcopolo (POMO4) e PetroRio (PRIO3). A Ame, plataforma de pagamentos da Lojas Americanas e da B2W anunciou a aquisição da Nexoos, fintech focada em peer to peer lending para PMEs. Já a Méliuz (CASH3) anunciou a aquisição da Acesso, especializada em solução de pagamento, por R$ 324,5 milhões. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que, para maio, a bandeira tarifária será vermelha patamar 1, que sinaliza um cenário mais desfavorável, com necessidade de acionamento de termelétricas. E o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição da participação da Caixa no Banco Pan (BPAN4) pelo BTG (BPAC11).

Nesta manhã, as Bolsas europeias operavam em alta: Londres subia 0,12% e Frankfurt tinha alta de 0,57%. Em Nova Iorque as Bolsas também começavam a manhã ensaiando uma recuperação frente as perdas mais recentes, com Dow Jones e S&P futuros subindo, respectivamente, 0,59% e 0,49%.

.

Helena Veronese

Economista-chefe da Consulenza

Artigos Relacionados

Expectativa em maio é de aceleração da inflação

Números serão pressionados pelo aumento dos preços da alimentação e da energia elétrica.

EUA: CPI teve variação acima do esperado

Foi o maior avanço mensal da leitura subjacente desde a década de 80 do século passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Aprovado projeto que asfixia o direito da minoria em sessões da Câmara

Mudanças começam a valer a partir desta quinta-feira.

Confiança da indústria está maior em maio

'Em meio à crise gerada pela pandemia, Estado tem que ser indutor do crescimento econômico', afirma presidente da CNI.

EUA: CPI teve variação acima do esperado

Foi o maior avanço mensal da leitura subjacente desde a década de 80 do século passado.

Latino-americanos viajam aos EUA em busca de imunização

Um anúncio de uma agência de viagens oferece promoções para que mexicanos viajem aos EUA a fim de receber a vacina contra a Covid-19....

Comportamento é misto na Europa nesta manhã

Nesta manhã, Paris opera em queda de 0,10%.