Beijing, 6 dez (Xinhua) — A primeira usina nuclear de quarta geração do mundo, a usina Shidaowan com reator refrigerado a gás de alta temperatura (HTGR, em inglês) entrou oficialmente em operação comercial, segundo a Administração Nacional de Energia e o China Huaneng Group nesta quarta-feira.
O projeto, localizado na Província de Shandong, com a China possuindo direitos de propriedade intelectual totalmente independentes, é desenvolvido em conjunto pelo China Huaneng Group, pela Universidade Tsinghua e pela China National Nuclear Corporation.
O HTGR é um tipo avançado de reator que apresenta tecnologia de energia nuclear de quarta geração, sendo uma direção-chave de desenvolvimento da energia nuclear, disse Zhang Zuoyi, projetista-chefe do principal programa da usina nuclear HTGR e reitor do instituto de tecnologias de energia nuclear e nova energia da Universidade Tsinghua.
Tendo a “segurança” como uma característica fundamental, o reator pode manter um estado seguro e evitar um derretimento ou vazamento de materiais radioativos. Esta capacidade é mantida mesmo no caso de perda completa da capacidade de refrigeração, sem quaisquer ações de intervenção, acrescentou Zhang.
Mais de 500 empresas especializadas em projetos e desenvolvimento, construção de engenharia, fabricação de equipamentos, produção e operação participaram do projeto. A taxa de localização dos equipamentos da usina nuclear atingiu mais de 90%, disse Zhang Yanxu, responsável pelo projeto.
A operação comercial da usina nuclear é de grande importância na promoção da segurança, bem como das capacidades científicas, tecnológicas e de inovação do desenvolvimento de energia nuclear da China, observou.
A construção da usina nuclear HTGR Shidaowan começou em dezembro de 2012 e gerou energia pela primeira vez em dezembro de 2021. Fim