A PDVSA assinou memorando de entendimento com a norte-americana AES Corporation para nacionalizar o controle da Electricidad de Caracas. A AES, que detinha 82,14% das ações da companhia de eletricidade da capital venezuelana, deve receber US$ 739,26 milhões. O acordo foi anunciado, sexta, na sede do governo, no Palácio de Miraflores, pelo ministro do Poder Popular para a Energia e o Petróleo e presidente da PDVSA, Rafael Ramírez, pelo presidente da AES, Paul Hanraham, e pelo vice-presidente da República, Jorge Rodríguez.
Sinais positivos
Embora ressalvando que não estava nos planos originais da AES se desfazer das ações da Electricidad, Hanraham disse compreender que a compra da empresa pelo Estado faz parte dos planos estratégicos do Governo Hugo Chávez: “Se está enviando um sinal positivo aos acionistas locais e privados”, disse o presidente da corporação norte-americana, acrescentando que a AES investiu cerca de US$ 2,2 bilhões na Venezuela.
Já Rodriguez salientou que os minoritários terão seus direitos respeitados, independentemente de optarem por vender ou não os 13% das ações restantes.
Anistia
O líder do PDT na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Ramos, espera emplacar, nesta nova legislação, o projeto de anistia de multas e do IPVA. Ele já reapresentou o projeto de ,lei que autoriza o Executivo a anistiar as dívidas em até 90%. Na legislatura anterior, o projeto foi vetado pela então governadora Rosinha Garotinho.
Saúde
Nesta terça-feira a clínica de vacinação Prophylaxis irá entregar no Espaço Criança e Esperança, em Ipanema, 100 vale-vacinas contra a gripe infantil. Segundo Marcos Tendler, diretor comercial da empresa, que completa 15 anos em 2007, “a contribuição tem cunho social, pois nós vamos vacinar 100 crianças da comunidade Pavão/Pavãozinho em parceria com o Criança Esperança”. A empresa também está apoiando o evento Rei da Praia, que começa neste sábado.
Comemoração
As marcas Kaiser, Bavaria e Sol, controladas pelo grupo mexicano Femsa, somaram 8,7% do mercado de cerveja brasileiro em janeiro, segundo dados do instituto ACNilsen, divulgados pela cervejaria. É o sétimo mês consecutivo de crescimento.
Campos opostos
Não se restringe à política e à economia o crescente antagonismo entre a mídia tupiniquim e o seu público-alvo. Também no futebol é revelador o conflito de interesses entre as duas partes. Enquanto a reestréia de Romário tenha consumido, antes, durante e depois, intenso e desproporcional acompanhamento da imprensa, apenas pouco mais de 6 mil pagantes se mobilizaram para ver América 2 x 1 Vasco, que, pela narrativa midiática, marcaria a retomada do atacante pelo diz que ser seu milésimo gol.
Morte jovem
A taxa de homicídios no Rio e no Brasil de pessoas acima de 30 anos ou de mulheres em qualquer idade é semelhante a de países como os EUA, França, Espanha, garante o Ex-blog do prefeito Cesar Maia. “Mas essa taxa para jovens do sexo masculino de 15 a 24 anos é -pasmem – 50 a 100 vezes maior em quase todas as regiões metropolitanas do Brasil.”