Primeiro ato do prefeito de Seropédica: Pediatria 24H

Nova administração elege saúde como prioridade.

A posse do novo prefeito de Seropédica, Professor Lucas, e sua vice, Vandréa Miguelzinho, foi mais do que a investidura de cargos, pura e simplesmente. Foi, na verdade, uma aclamação de um novo tempo para a região, pela representação de apoio extraordinário da população local e a constatação do total respaldo da Mesa Diretora da Câmara Municipal, escolhida por consenso na ocasião, para a Legislatura 2021-2024.

O município, segundo a última medição do IBGE de 2010, tem um PIB de R$ 4.210.873.529,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,713. A população é de 83.092 habitantes.

Seropedica: Prefeito Lucas e vice Vandréa (foto: Wellington Jorge)
Prefeito Lucas e vice Vandréa Miguelzinho (foto: Wellington Jorge)

Professor Lucas, do PSC, ao lado de sua vice, conhecida como Vandréa Miguelzinho (Vandréa dos Santos Steffan), do DEM, além dos vereadores eleitos, reiterou a disposição de luta para melhoria dos serviços prestados aos moradores do município.

Mas como qualquer município, do Brasil ou do mundo, o grande desafio para todos esses gestores está sendo erguer um modelo de planejamento para lidarem com o vilão da pandemia. Por isso mesmo, o foco de suas administrações não pode fugir do investimento em Saúde Pública.

No momento, isso significa criar medidas emergenciais para conter o avanço do vírus, sem esquecer de implementar áreas, no caso de Seropédica, como a deficiência em saúde infantil. De acordo com o prefeito, a esfera da pediatria em seu município sempre representou um grande gargalo de um atendimento deficitário para a população.

Diante desse fato, o prefeito tem como primeiro ato depois de empossado a implantação da Pediatria 24H no posto do km 40, com a contratação de 14 médicos pediatras e mais todas as condições técnicas para que se desenvolva um trabalho de excelência.

Em seu discurso inflamado e emocionado, ele chamou todos à responsabilidade para que se faça um pacto de união municipal pela reconstrução da cidade. Em particular, citou a parceria com a Câmara Municipal no intento da defesa de Seropédica como novo polo de desenvolvimento, além de convocar também a própria população para a tarefa de colaboração para reerguer a cidade e fazer uma nova história.

Prosseguindo em sua fala, apontou as dificuldades que sua gestão terá que enfrentar, principalmente no tocante ao histórico de endividamento do município. Segundo o novo prefeito, muito antes mesmo de tomar posse, já estava tomando pé de toda a situação do número de passivos que terá que negociar com os credores.

Fez apenas duas citações de exemplos críticos de encargos: com a Light, que somam mais de R$ 23 milhões; além de o município incidir com débitos que o impede de recebimento de recursos federais por constar no Cauc – Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.

Seropedica: prefeito, primeira-dama Isabel Dutra e filha (foto_Wellington Jorge)
Prefeito, primeira-dama Isabel Dutra e a pequena Luísa (foto_Wellington Jorge)

Dentre os convidados presentes, além dos familiares e amigos de todos os empossados, estavam na mesa algumas autoridades e representantes de Brasília. O grande número de pastores evangélicos presentes ao evento, no entanto, roubou a cena, mas explica o ranking de Seropédica como o município com maior número de evangélicos do Estado do Rio de Janeiro, que atinge cerca de 70% da população local. Fato esse que demonstra a grande aceitação popular ao novo prefeito, em conjunto com os vereadores eleitos, que em uma rara unanimidade de apoio, parecem compor a base do novo Executivo.

 

Quem são os vereadores eleitos, e seus respectivos partidos

Professor Marcos Lomeu (Solidariedade)

Waguinho do Emiliano (Republicanos), que morreu após ser eleito, por Covid-19, sendo substituído por sua suplente Rose Alves

Wattyla Cebolinha (PTB)

Neizinho (PSC)

Max Goulart (PSC)

Bruno do Depósito (PDT)

Fernando Bananeiro (Patriota)

Huguinho (Patriota) – eleito presidente da Câmara

Luciana Alves (DEM) – escolhida como líder do Governo

Nando Paixão (Avante)

 

Como fica o número de vereadores por partido

Patriota: 2

PSC: 2

Avante: 1

DEM: 1

PDT: 1

PTB: 1

Republicanos: 1

Solidariedade: 1

Silvia Pereira
Colunista política

1 COMENTÁRIO

  1. Com certeza, todos os municípios do Brasil e do mundo tem que investir maciçamente na Saúde para que a população reconquista a sua liberdade.
    Parabéns pela matéria e sucesso a gestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Desemprego cai em 22 das 27 unidades da federação

Tocantins teve maior recuo no segundo trimestre do ano.

TCU encontra brechas na segurança de informação federal

Equipamentos pessoais constituem risco de entrada para ataques.

Vendas do setor de cerâmica caem 14%

No primeiro semestre de 2022, o volume de vendas de revestimentos cerâmicos no mercado interno caiu 14% na comparação com igual período de 2021,...

Últimas Notícias

Fiagros têm captação líquida satisfatória até junho

Esses fundos entraram em operação em agosto de 2021

Vendas financiadas de veículos leves e pesados crescem pouco

Em relação a julho de 2021, no entanto, queda é de 18,8%

Índices influenciaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerrou nesta sexta-feira com alta de 2,33%

Petrobras informa sobre venda de direitos minerários de potássio

A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra de...

China aposta no controle da inflação este ano

BPC: condições favoráveis para manter os preços geralmente estáveis