Primário

Enquanto o Brasil se contenta em exportar soja em grão e pelotas de ferros para a China – 83,2% das exportações para lá são minérios e commodities agrícolas – os chineses mandam para cá produtos e serviços que agregam alta tecnologia. Ontem a Huawei, maior empresa provedora de soluções e equipamentos de telecomunicação da China, apresentou solução inédita selecionada para desenvolver a rede ótica inteligente da Telemar. No Brasil desde 1999, a empresa chinesa tem parcerias com Vivo, Embratel e Telfônica, entre outras. Cerca de 10% de seu faturamento global é direcionado a pesquisa e desenvolvimento. Pelo menos 54% das importações chinesas feitas pelo Brasil são produtos industrializados.

Lá&cá
Enquanto o presidente Lula manda os exportadores brasileiros se queixarem ao Bush das consequências do dólar fraco, a China ignora as pressões dos Estados Unidos para valorizar o iuan. Resultado, enquanto as exportações brasileiras para os EUA patinam – noves fora, o protecionismo norte-americanos nos setores nos quais somos mais competitivos – a China, na qual o dólar é forte, acumula superávit de US$ 29,2 bilhões com o mesmo parceiro nos dois primeiros meses do ano, segundo os últimos dados disponíveis dos dois países.

Vovô na luta
Dos 12 mil participantes que deixaram, ontem, Goiânia rumo a Brasília para participar da Marcha Nacional pela Reforma Agrária, organizada pelo MST, o decano, Luís Beltrane, tem 97 anos. Apesar da idade, Beltrane, que participa pela terceira vez da marcha, promete acompanhar os homens, mulheres e crianças oriundos de 23 estados e que planejam percorrer a pé, durante 17 dias, os 200 quilômetros que separam as duas cidades, caminhando cerca de 20 quilômetros por dia. Eles representam cerca de 200 mil famílias acampadas e 350 mil assentadas no país.

Atitude
Tendo como tema Nova atitude social para a sustentação do desenvolvimento, acontece em Brasília nos dias 4 e 5 de maio, no auditório da Anatel, o painel Telecom Social 2005. O evento tem como objetivo o melhor entendimento do papel social do setor e a consolidação da terceira edição do Balanço Social (2005). Durante o encontro, governo federal e ONGs que atuam no setor farão um balanço das suas ações. Os consumidores esperam que do dito saiam ações mais concretas de fiscalização contra os muitos abusos praticados pelas teles contra seus clientes.

Aliás
A TIM promete manter os direitos dos usuários da Brasil Telecom Celular, empresa que vai incorporar. Vale conferir se o “respeito aos contratos” é um bordão de mão dupla.

Força dos pequenos
As redes independentes de supermercados cariocas e capixabas respondem por 13% e 11% do faturamento do setor em cada respectivo estado.

Jogos
Tecnologia para desenvolver jogos para celulares, modelos de negócios para abrir uma empresa de desenvolvimento de programas serão alguns dos temas abordados na CDG 2005 – 2ª Conferência de Desenvolvedores de Games, que acontece durante os dias 27, 28 e 29 de maio, no Sheraton Rio & Tower, no Rio de Janeiro. As inscrições para o evento, promovido pela T&T – Technology and Training, podem ser feitas no site www.cdgrio.com.br

Vampiros, não!
A devolução de dois hospitais sob intervenção federal à Prefeitura do Rio de Janeiro concede chance exemplar ao prefeito Cesar Maia e ao presidente Lula para darem uma demonstração de espírito público e republicano. O primeiro, deve cuidar do que lhe pertence, inclusive, dando maior atenção ao atendimento primário nos postos de saúde, e o segundo, assumir os encargos financeiros no suporte ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

A cabeça do dragão

Por Gustavo Miotti.

Portugueses pedem extensão das moratórias bancárias

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está pleiteando a prorrogação das moratórias bancárias até 31 de março de 2022”. O...

China libera reservas de metais não ferrosos para reduzir custos

A China disse que continuará a liberar suas reservas estatais de cobre, alumínio e zinco para garantir preços estáveis para as commodities e aliviar...