Principal taxa de empréstimo da China permanece inalterada

A principal taxa de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano da China, uma taxa de empréstimo de referência baseada no mercado, ficou em 3,1% nesta quinta-feira, inalterada em relação ao mês anterior.

239
Foto aérea tirada por drone em 26 de novembro de 2024 mostra uma vista da ilha financeira em Hengqin, cidade de Zhuhai, Província de Guangdong, no sul da China. (Xinhua/Deng Hua)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 20 março (Xinhua) — A principal taxa de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano da China, uma taxa de empréstimo de referência baseada no mercado, ficou em 3,1% nesta quinta-feira, inalterada em relação ao mês anterior.

A LPR de mais de cinco anos, na qual muitos credores baseiam suas taxas de hipoteca, também permaneceu inalterada em relação à leitura anterior de 3,6%, de acordo com o Centro Nacional de Financiamento Interbancário.

A LPR reflete o nível de custos de financiamento para famílias e empresas, com taxas mais baixas significando menos encargos para os mutuários e maior apoio à atividade econômica.

Em 2024, o Banco Popular da China (BPC), o banco central, guiou uma redução da LPR implementando ainda duas reduções nas taxas do depósito compulsório (RRRs) e nas taxas de juros para ajudar a sustentar a recuperação econômica.

Espaço Publicitáriocnseg

Os dados mais recentes mostram que a taxa de juros média ponderada para novos empréstimos comerciais caiu para cerca de 3,3% em fevereiro, uma queda de 40 pontos-base em termos anuais, enquanto a taxa para novas hipotecas pessoais caiu para cerca de 3,1%, um declínio de 70 pontos-base.

De acordo com o relatório de trabalho do governo deste ano, a China decidiu adotar uma política monetária moderadamente frouxa.

O banco central cortará as RRRs e as taxas de juros no momento apropriado este ano, de acordo com as condições econômicas e financeiras internas e internacionais, bem como o desempenho dos mercados financeiros, disse o presidente do BPC, Pan Gongsheng, em entrevista coletiva no início de março.

A RRR média para as instituições financeiras da China agora é de 6,6%, oferecendo espaço para novas reduções, disse Pan, acrescentando que também há espaço para reduzir as taxas de juros das ferramentas estruturais de política monetária, que fornecem suporte de liquidez aos bancos comerciais. Fim

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui