

Beijing, 20 março (Xinhua) — A principal taxa de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano da China, uma taxa de empréstimo de referência baseada no mercado, ficou em 3,1% nesta quinta-feira, inalterada em relação ao mês anterior.
A LPR de mais de cinco anos, na qual muitos credores baseiam suas taxas de hipoteca, também permaneceu inalterada em relação à leitura anterior de 3,6%, de acordo com o Centro Nacional de Financiamento Interbancário.
A LPR reflete o nível de custos de financiamento para famílias e empresas, com taxas mais baixas significando menos encargos para os mutuários e maior apoio à atividade econômica.
Em 2024, o Banco Popular da China (BPC), o banco central, guiou uma redução da LPR implementando ainda duas reduções nas taxas do depósito compulsório (RRRs) e nas taxas de juros para ajudar a sustentar a recuperação econômica.
Os dados mais recentes mostram que a taxa de juros média ponderada para novos empréstimos comerciais caiu para cerca de 3,3% em fevereiro, uma queda de 40 pontos-base em termos anuais, enquanto a taxa para novas hipotecas pessoais caiu para cerca de 3,1%, um declínio de 70 pontos-base.
De acordo com o relatório de trabalho do governo deste ano, a China decidiu adotar uma política monetária moderadamente frouxa.
O banco central cortará as RRRs e as taxas de juros no momento apropriado este ano, de acordo com as condições econômicas e financeiras internas e internacionais, bem como o desempenho dos mercados financeiros, disse o presidente do BPC, Pan Gongsheng, em entrevista coletiva no início de março.
A RRR média para as instituições financeiras da China agora é de 6,6%, oferecendo espaço para novas reduções, disse Pan, acrescentando que também há espaço para reduzir as taxas de juros das ferramentas estruturais de política monetária, que fornecem suporte de liquidez aos bancos comerciais. Fim
Leia também:
-
Desde o 1º Plano Quinquenal, PIB da China cresceu 223 vezes
Relatório de think tanks destaca desenvolvimento no 15º Plano Quinquenal; PIB per capita aumentou 89 vezes de 1952 a 2023.
-
China pretende expandir alcance e fortalecer ‘soft power’
Documento para o 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social propõe mais cooperação e intercâmbio cultural.
-
Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China
Leia na íntegra o Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, divulgado nesta quinta-feira.
-
Economia da China cresce 5,2% nos 3 primeiros trimestres de 2025
Resultado no terceiro trimestre foi de alta de 4,8%, inferior aos 5,2% do segundo trimestre, mas mostra expansão estável.
-
Tecnologia inédita despolui e recupera lago de 298 km² na China
20º aniversário do conceito ‘águas limpas e montanhas verdes são tão valiosas quanto montanhas de ouro e prata’.
-
Xi’An tem primeira linha de metrô no mundo sem condutor
Além da tecnologia inovadora, sem condutor, o metrô da cidade que tem mais de 3 mil anos mostra arte e poesia nas suas estações.




















