Privatizar é…

Como poderão testemunhar profissionais de imprensa e público que forem assistir aos jogos da Copa das Confederações, 15 anos depois da privatização das telecomunicações, os estádios brasileiras que sediarão as partidas, apesar de rebatizados de arenas, continuam sem acesso a tecnologia 3G e 4G.

Cayman
Segundo o jornal espanhol El País, o Brasil é o quarto país com mais fuga de capitais não declarados rumo a paraísos fiscais: US$ 519,5 bilhões entre 1970 e 2010, segundo relatório publicado ano passado pela Tax Justice Network (TJN). Com fugas ainda maiores aparecem China, Rússia e Coréia do Sul. Dos dez países em desenvolvimento com mais recursos sem registro, quatro são latino americanos. O México é o sexto na lista dos países emergentes, abaixo do Kuwait e imediatamente à frente da Venezuela e da Argentina.

Apoio a Assad
Levantamentos efetuados no interior da Síria por organizações ocidentais que têm apoiado a população das áreas diretamente afetadas pelos combates mostram que 70% dos sírios apóiam o regime de Assad, contra 20% que permanecem neutros e apenas 10% que apóiam os rebeldes, relata o boletim eletrônico Resenha Estratégica, reproduzindo dados do World Tribune. A grande maioria dos sírios está alarmada com a perspectiva de viver em um país dominado por radicais islamistas e prefere a permanência de Assad, mesmo que não sejam seus apoiadores ou simpatizantes.

Vigário
Em 2012, foram recolhidas cerca de 500 mil cédulas falsas no país. Segundo pesquisa do Banco Central, um terço dos brasileiros disse já ter recebido notas falsas, e 17% deles as repassaram adiante. Para capacitar profissionais das diversas áreas para atuar no combate e na prevenção de fraudes, o Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina (Inscrim), com apoio da Escrim, vai promover a oficina “Prevenção de fraudes e golpes nas empresas”, dia 25, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). “O treinamento adequado é capaz de evitar 99% dos prejuízos relativos ao recebimento de dinheiro falsificado”, diz o comendador José Ricardo Rocha Bandeira, presidente do Inscrim e que abordará outros tipos de fraudes e estelionatos.

Facilitadores
Sinal dos tempos de esvaziamento de sentidos reivindicatórios e alinhamento com o discurso vazio: uma das duas chapas situacionistas que concorrem às eleições do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro apresenta como uma das suas principais bandeiras “trabalhar como facilitadores” e, para isso, propõe “a abertura plena do Sindicato”. A principal facilidade que seus integrantes têm para mostrar como trabalho realizado na sua gestão foi a defesa do fim do piso salarial da categoria. Mas, aí, a facilidade…

Índice de Macri
Em campanha para a presidência da República da Argentina, o prefeito de Buenos Aires, Maurício Macri, criou um índice de inflação, batizado de Índice de Preços (IPC) da Cidade de Buenos Aires. Na sua estréia, em abril, o IPC pariu uma inflação de 2%, quase três vezes superior à captada pelo IBGE local. No entanto, o Índice de Macri – ex-presidente do Boca Juniors e que, no início do ano, foi acusado de ter financiado sua campanha à reeleição de 2011 em troca de favores a uma rede de prostituição e tráfico de drogas e de pessoas – conseguiu superar até o calculado por consultorias do mercado financeiro e divulgado por congressistas da oposição, que cravou 1,52%. Ainda não se sabe quem vai operar mais o indicador, mas os mercados financeiros agradecem.
 

Artigo anteriorSaco sem fundo
Próximo artigoPorta do aeroporto
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

A cabeça do dragão

Por Gustavo Miotti.

Portugueses pedem extensão das moratórias bancárias

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está pleiteando a prorrogação das moratórias bancárias até 31 de março de 2022”. O...

China libera reservas de metais não ferrosos para reduzir custos

A China disse que continuará a liberar suas reservas estatais de cobre, alumínio e zinco para garantir preços estáveis para as commodities e aliviar...