Privilégio$

Sem entrar no mérito dos nomes citados, a afirmação de que os sonegadores praticam concorrência mais predatória do que os gigantes do setor de supermercados não pode ser encarada  como verdade absoluta. Pelo menos em um caso, Alexandre Dupeyrat , secretário da Fazenda de Minas Gerais no governo Itamar Franco, mostrou que sonegadores de porte médio do setor flagrados pela fiscalização do estado recolheram mais imposto do que um dos principais líderes do ranking, que, por meras portarias, obteve isenções fiscais que lhe permitiram não pagar um centavo de imposto. Ou seja, a turma da elisão fiscal é mais predatória até do que os sonegadores.

Esquizofrênico
Neófito na oposição, o PFL precisa azeitar o discurso. Quarta-feira, enquanto o partido comemorava a liminar obtida no Supremo Tribunal Federal (STF) liberando o cultivo, a manipulação e a comercialização de transgênicos que foram proibidos no Paraná, insistia, no mesmo STF, em ação contra a medida provisória do governo Lula que liberou a comercialização de transgênicos em todo o território nacional. Afinal, o PFL é a favor dos transgênicos só Paraná?

Desvio
As Forças Armadas e a Segurança Pública é o seminário que acontece hoje na A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Vai debater “O Planejamento e o Emprego para Garantir a Lei e a Ordem (ART. 142 – CF)” e a “Lei dos Tiros de Advertência e Destruição (Lei do Abate)”. Será na Rua da Candelária 9/subsolo.

Modelo velho
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) insiste em fazer licitação de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural. A sexta rodada será realizada no Rio de Janeiro, em agosto de 2004. Serão ofertados blocos localizados em 29 setores, de 12 bacias sedimentares. O vereador carioca Ricardo Maranhão (PSB), ex-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), alerta para os riscos da manutenção dessa política, que permite às vencedoras exportar o petróleo, prejudicando as reservas brasileiras.

Pólo naval
Localizada entre as duas maiores bacias de petróleo e gás do Brasil – a de Campos e a de Santos – Niterói abriga os principais grupos nacionais e estrangeiros da indústria naval e offshore, onde, segundo estudos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), estão previstos investimentos em modernização e ampliação da ordem de US$ 165 milhões e encomendas no valor de US$ 2,1 bilhões no período 2003/2005.  A cidade separada do Rio pela Baía da Guanabara inaugura hoje o Pólo Tecnológico de Niterói e Municípios Vizinhos – Niterói Polotec. Entre as instituições parceiras no empreendimento estão a Firjan, o Sindicato Nacional da Indústria de Construção Naval (Sinaval), a Universidade Federal Fluminense e secretarias de Estado.

Vitrine
Em 2003, 7,8 mil empresas brasileiras participaram de mais de 400 eventos internacionais, entre feiras e missões comerciais, parte do esforço do governo para aumentar as exportações.

Porto
Os presidentes das Companhias Docas do país vão se encontrar no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira, para discutir a melhoria do sistema portuário nacional. O encontro será aberto, às 9h, pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Keiji Kanashiro, e pelo presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Soares. O I Seminário de Integração das Companhias Docas será realizado no Guanabara Palace Hotel (Av. Presidente Vargas, 392, Centro). “As exportações brasileiras estão fechando o ano com um crescimento de 23% e a tendência é de crescer mais em 2004. É preciso, portanto, que os portos estejam suficientemente preparados para essa empreitada”, afirmou Soares.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAgora, é tarde?
Próximo artigoOs processos de Brasília

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais