O Boletim Focus, elaborado pelo Departamento de Relacionamento com Investidores do Banco Central, divulga semanalmente o resultado de uma pesquisa com 120 instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos, utilizando a mediana dessas estimativas. No caso da Selic, essa metodologia baseada na mediana dificulta determinar a probabilidade exata atribuída pelo mercado para cada previsão, conforme observado por Felipe Uchida, head do departamento de análises quantitativas e sócio da Equus Capital.
Paralelamente, a Equus Capital elabora semanalmente o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS), utilizando Inteligência Artificial para coletar e analisar dados, permitindo estimar a probabilidade indicada pelo mercado de alteração na próxima reunião do Copom. Atualmente, o IEPS indica uma probabilidade de manutenção de 41,8%, frente aos17,5% do dia anterior à última reunião do Copom, como aponta Uchida.
Esta semana, houve um aumento no número de contratos em aberto no mercado de opções de Copom, passando de 18.088 para 21.522. O IEPS indica uma probabilidade de 41,8% de aumento de 0,25 ponto percentual (pp) da taxa Selic. “Nesta semana, a expectativa do IEPS de aumento de 0,25 da Selic estabilizou em torno de 42%. As taxas dos DIs com prazos mais longos subiram nesta sexta-feira devido a preocupações com o equilíbrio fiscal, após o aumento da dívida bruta em julho e a força do mercado de trabalho, que trazem dúvidas sobre o controle da inflação. Declarações do presidente do BC, Roberto Campos Neto, reduziram as expectativas de alta de 50 bps na Selic em setembro, estagnando as taxas de curto prazo, mas impulsionando as de prazos mais longos.” explica.
A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. O nome Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que é o sistema utilizado pelo Banco Central para registrar as operações de compra e venda de títulos públicos federais entre os participantes do mercado financeiro.
Essa taxa é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil e serve como referência para diversas operações financeiras no país. A Selic influencia diretamente o custo do crédito, os investimentos financeiros, a inflação e o controle da oferta de moeda na economia.
Basicamente, quando o Copom aumenta a taxa Selic, o objetivo é conter a inflação, reduzindo o consumo e os investimentos. Por outro lado, quando reduz a Selic, busca estimular a atividade econômica, aumentando o consumo e os investimentos.
A Equus Capital foi fundada em 2022 por sócios com mais de 12 anos de experiência em investimentos, tecnologia e gestão de empresas. Com escritórios em São Paulo e New York, a gestora investe em teses inevitáveis de longo prazo, determinadas por meio de pesquisas profundas, como: Energia Renovável, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Big Data e soluções de descarbonização.
A empresa constrói pontes entre a ciência e a gestão de investimentos, com foco em Investimentos Alternativos, Estratégias Líquidas e Consultoria Financeira. No seu primeiro projeto de energia renovável, no Nordeste, a Equus Capital Investirá R$ 1 bilhão. Recentemente a gestora desenvolveu através de Inteligência Artificial o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS), que prevê qual será o percentual de corte da taxa Selic.