Problema da justiça não é de engenharia, é de ética

O vídeo em que Wilson Witzel ensina a juízes federais uma “engenharia” para acrescentar R$ 4 mil no contracheque não...

O vídeo em que Wilson Witzel ensina a juízes federais uma “engenharia” para acrescentar R$ 4 mil no contracheque não é prejudicial apenas a sua candidatura. É uma imagem de como se comporta a justiça brasileira, a mesma que se arvora como a impoluta defensora do Estado. A nota da associação dos juízes explicando o – numa palavra mais popular – “jeitinho” apoia o ex-juiz, ao defender que o auxílio é legal. Disto ninguém duvida – embora muitos possam questionar se é justo. O problema não é receber o benefício, mas recorrer a artimanhas para fazer jus a ele.

Os juízes não podem escorregar na ética. Afinal, espera-se deles isenção, bom senso, respeito às leis e, sobretudo, honestidade. Apelar para esquemas como o auxílio-moradia diminuem a justiça. Pior: recorrer a instâncias superiores que sonegam uma decisão. Pior ainda: admitir que recebem o abono porque não tiveram reajustes em seus vencimentos. Corolário: trocar o auxílio por um aumento e não ter que devolver o dinheiro recebido durante anos, o que seria o de se esperar caso fosse julgado ilegal.

Não é à toa que oito em cada dez brasileiros afirmam que a justiça beneficia os ricos. E os juízes parecem querer se incluir nesta categoria.

 

Locação acelera

No primeiro semestre de 2018, um em cada quatro veículos emplacados no Brasil se destinaram ao setor de locação. A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) registrou 242.709 unidades; no período, foram 986.804 emplacamentos no país.

A projeção da Abla era aumentar 12% neste ano, mas o número será menor devido à paralisação dos caminhoneiros”, declara Paulo Miguel Jr, presidente da entidade.

 

Artesanal

A cervejaria Mistura Clássica, que completa 15 anos, prevê crescimento de 10% este ano e 20% em 2019. Uma das mais antigas do mercado das artesanais, tem sua fábrica na Marina Verolme, em Angra dos Reis (RJ).

 

Cooperação técnica

O Ministério Público do Estado do Rio e o Tribunal de Contas (TCE) assinaram o Convênio 032 visando ao desenvolvimento de ações conjuntas para o combate à corrupção, fraudes em licitação, malversação de recursos públicos, renúncia de receitas e descumprimento de preceitos legais.

 

Ausente

O candidato Jair Bolsonaro se esquivou do “Diálogos com os Presidenciáveis”, que ocorreria nesta terça, em Brasília. Organizado pelo Sebrae, o debate serviria para apresentar as propostas dos concorrentes ao Palácio do Planalto às micro e pequenas empresas. Diante da recusa de Bolsonaro, o Sebrae cancelou o evento e enviará as perguntas aos candidatos.

 

Anos 60

No Brasil, é impressionante o número de pessoas que não aprendeu que a Guerra Fria acabou.

 

Rápidas

O Congresso Mundial da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia retorna à América Latina após 15 anos. Até 19 de outubro, 10 mil ginecologistas e obstetras debaterão, no Rio de Janeiro, a saúde da mulher no mundo *** A Editora FGV lança nesta terça-feira, às 19h, na Blooks Livraria do Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 316 – Lojas D e E), o livro 1968 em Movimento, coordenado pela historiadora Angélica Müller *** A Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) passa a ter um presidente-executivo: Egon Schaden *** Nesta terça-feira são comemorados o Dia da Ciência e Tecnologia, o Dia Mundial da Alimentação e também do Pão *** São Paulo recebe o seminário O Futuro da Alimentação, com presença da norte-americana Nina Fedoroff, ex-presidente da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), e do sueco Stefan Jansson. Será nesta terça. Inscrição: www2.uol.com.br/sciam/futuroalimentacao/ *** Beto Tatto estará no Carioca Shopping esta quinta promovendo o Outubro Rosa. Será realizado cadastro de mulheres que foram mastectomizadas e querem fazer tatuagens de mamilos realistas e não têm como pagar *** A Expo Religião chega a sua sexta edição de sexta a domingo, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro *** O Shopping Jardim Guadalupe recebe nesta quarta-feira, às 19h, palestra do Sebrae/RJ voltada para MEIs *** Dia 29 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao AVC, doença que atinge 6,5 milhões de pessoas no mundo. No dia 25, o neurologista André Lima fará palestra gratuita, a partir das 18h30, na Clínica Neurovida, no Recreio (RJ). Inscrições: (21) 3738-9800 *** A Fiesp divulga nesta quarta-feira o Índice de Nível de Emprego de setembro.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Últimas Notícias

E outubro está chegando…

Por Paulo Alonso.

Português é o idioma mais procurado para trabalhos em NY

De acordo com o Instituto Camões, a língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo, com 260 milhões de pessoas.

Metrô: Estação Presidente Vargas vai se chamar Saara

PL segue para segue para o governador Cláudio Castro, que tem 15 dias para sancionar ou vetar.

Mais um evento no Rio

Expectativa é receber cerca de mil empresas do setor de supermercados.

Check-up do acerto de contas com o Leão

Por Sandro Rodrigues