
A produção de óleo no pré-sal no último trimestre do ano passado foi de 1,76 milhão de barris por dia (Mbpd), 3,4% inferior à do trimestre anterior. Segundo a Petrobras, o motivo foi o maior volume de paradas para manutenção no campo de Búzios, no pré-sal, parcialmente compensadas pelo topo de produção do FPSO Sepetiba e pelo início de produção dos FPSOs Maria Quitéria e Marechal Duque de Caxias.
Houve queda também na produção do pós-sal em 2024. A produção, de 305 milhões de barris por dia, teve redução de 20% em relação a 2023. De acordo com a empresa, essa queda ocorreu principalmente, “devido à restrição da produção nas plataformas que retornaram à operação ao longo do quarto trimestre, junto com o declínio natural de produção”.
“Em compensação, durante o ano, tivemos o ramp-up da plataforma Anna Nery, além da entrada em produção de quatro novos poços na Bacia de Campos”, informou a companhia.
A produção em terra e águas rasas, no quarto trimestre de 2024, foi de 35 milhões de barris por dia, 3 milhões a mais do que a do trimestre anterior, em função do menor volume de perdas com paradas para manutenção. Em 2024, a produção em terra e águas rasas foi de 34 Mbpd, abaixo da de 2023 em 9 Mbpd, devido principalmente aos desinvestimentos e ao declínio natural de produção.
A companhia registrou recordes de produção de gasolina, com 420 mil barris por dia (bpd), e diesel S-10, com 452 mil bpd. No ano, as vendas de diesel S-10 representaram 64% do total de vendas de óleo diesel, superando o recorde de 62% registrado em 2023, com aumento de 5,8% nas vendas de querosene de aviação (QAV) em 2024.
Agência Brasil
Leia também:
-
Transição energética deveria ter participação dos trabalhadores
Os trabalhadores da indústria de petróleo e gás, um dos maiores segmentos empregadores do país, querem participação efetiva nas discussões de políticas para uma transição energética justa, soberana e popular. Propostas para viabilizar o processo foram apresentadas pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) na noite de quinta-feira (13), durante a COP30, realizada em Belém, no […]
-
PIB cresceu em todos os 27 estados em 2023
Alta mais intensa aconteceu no AC, MS, MT, TO e RJ
-
Cientistas afirmam que meta do Acordo de Paris “não é mais plausível”
Relatório alerta que o orçamento de carbono restante para manter o aquecimento abaixo de 1,5 °C está quase esgotado.
-
Justiça do Rio suspende falência da Oi e retoma processo de recuperação judicial
Falência da Oi é suspensa pelo TJRJ, que determina retomada da recuperação judicial e atende pedido de bancos credores.
-
COP30: ausência dos EUA e lobistas são maiores empecilhos
Ativista ambiental torce por avanços na COP30 mesmo sem a presença dos EUA e com a forte atuação de lobistas. Por Andrea Penna.
-
Instituto Opus: Curso de Supervisor de Rigging em dezembro
Entre os dias 9 e 12 de dezembro, o Instituto OPUS de Capacitação Profissional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promoverá o curso de Supervisor de Rigging, em sua sede, em São Paulo. Com carga horária de 32 horas, o curso tem como objetivo capacitar profissionais para liderar equipes de movimentação […]



















