

Beijing, 15 ago (Xinhua) — A produção industrial da China manteve um crescimento estável em julho, com novos motores de crescimento em expansão e fortes exportações.
A produção industrial de valor agregado do país, um importante indicador econômico, cresceu 5,1% anualmente em julho, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas da China (DNE) divulgados nesta quinta-feira.
Em uma base mensal, a produção industrial subiu 0,35% em julho em relação a junho.
A produção industrial mede a atividade das empresas, cada uma com uma receita anual proveniente dos negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,8 milhões).
Durante uma entrevista coletiva, a porta-voz do DNE, Liu Aihua, disse que 80% das indústrias e quase 60% dos produtos registraram aumentos anuais.
O setor de fabricação de equipamentos contribuiu com 2,4 pontos percentuais para o crescimento total da produção industrial, informou Liu, acrescentando que novos motores de crescimento para o setor manufatureiro estão sendo fortalecidos.
No mês passado, a produção de veículos aeroespaciais, dispositivos eletrônicos e de comunicação, e computadores e equipamentos de escritório conquistou aumentos anuais de dois dígitos, todos superando as taxas de crescimento de junho. A produção de veículos aéreos não tripulados para uso civil subiu 84,7% e a produção de veículos de nova energia cresceu 27,8%, de acordo com Liu.
Entretanto, o valor de remessa da exportação do setor industrial aumentou 6,4% ano a ano em julho, 2,6 pontos percentuais a mais do que em junho.
Segundo a porta-voz, o valor de remessa da exportação de produtos eletrônicos reverteu a recessão anterior, e o valor de remessa da exportação de automóveis apresentou um crescimento de dois dígitos por oito meses consecutivos.
Olhando para o futuro, Liu ressaltou que o aumento contínuo das indústrias emergentes e das indústrias futuras dará mais impulso ao desenvolvimento industrial, o que favorece o crescimento industrial constante.
Nos primeiros seis meses, os lucros combinados das principais empresas industriais subiram 3,5% em termos anuais, atingindo 3,51 trilhões de yuans, mostraram os dados do DNE. Fim
Leia também:
-
Desde o 1º Plano Quinquenal, PIB da China cresceu 223 vezes
Relatório de think tanks destaca desenvolvimento no 15º Plano Quinquenal; PIB per capita aumentou 89 vezes de 1952 a 2023.
-
China pretende expandir alcance e fortalecer ‘soft power’
Documento para o 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social propõe mais cooperação e intercâmbio cultural.
-
Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China
Leia na íntegra o Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, divulgado nesta quinta-feira.
-
Economia da China cresce 5,2% nos 3 primeiros trimestres de 2025
Resultado no terceiro trimestre foi de alta de 4,8%, inferior aos 5,2% do segundo trimestre, mas mostra expansão estável.
-
Tecnologia inédita despolui e recupera lago de 298 km² na China
20º aniversário do conceito ‘águas limpas e montanhas verdes são tão valiosas quanto montanhas de ouro e prata’.
-
Xi’An tem primeira linha de metrô no mundo sem condutor
Além da tecnologia inovadora, sem condutor, o metrô da cidade que tem mais de 3 mil anos mostra arte e poesia nas suas estações.




















