Beijing, 15 ago (Xinhua) — A produção industrial da China manteve um crescimento estável em julho, com novos motores de crescimento em expansão e fortes exportações.
A produção industrial de valor agregado do país, um importante indicador econômico, cresceu 5,1% anualmente em julho, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas da China (DNE) divulgados nesta quinta-feira.
Em uma base mensal, a produção industrial subiu 0,35% em julho em relação a junho.
A produção industrial mede a atividade das empresas, cada uma com uma receita anual proveniente dos negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,8 milhões).
Durante uma entrevista coletiva, a porta-voz do DNE, Liu Aihua, disse que 80% das indústrias e quase 60% dos produtos registraram aumentos anuais.
O setor de fabricação de equipamentos contribuiu com 2,4 pontos percentuais para o crescimento total da produção industrial, informou Liu, acrescentando que novos motores de crescimento para o setor manufatureiro estão sendo fortalecidos.
No mês passado, a produção de veículos aeroespaciais, dispositivos eletrônicos e de comunicação, e computadores e equipamentos de escritório conquistou aumentos anuais de dois dígitos, todos superando as taxas de crescimento de junho. A produção de veículos aéreos não tripulados para uso civil subiu 84,7% e a produção de veículos de nova energia cresceu 27,8%, de acordo com Liu.
Entretanto, o valor de remessa da exportação do setor industrial aumentou 6,4% ano a ano em julho, 2,6 pontos percentuais a mais do que em junho.
Segundo a porta-voz, o valor de remessa da exportação de produtos eletrônicos reverteu a recessão anterior, e o valor de remessa da exportação de automóveis apresentou um crescimento de dois dígitos por oito meses consecutivos.
Olhando para o futuro, Liu ressaltou que o aumento contínuo das indústrias emergentes e das indústrias futuras dará mais impulso ao desenvolvimento industrial, o que favorece o crescimento industrial constante.
Nos primeiros seis meses, os lucros combinados das principais empresas industriais subiram 3,5% em termos anuais, atingindo 3,51 trilhões de yuans, mostraram os dados do DNE. Fim
Leia também:
China reduz ainda mais a lista negativa de acesso ao mercado
A China reduziu ainda mais sua lista negativa de acesso ao mercado, que especifica campos que estão fora dos limites para entidades do mercado doméstico e externo, anunciou a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) do país nesta quinta-feira.
China emite os primeiros lotes de títulos do tesouro especiais de 2025
A China emitiu nesta quinta-feira os primeiros lotes deste ano de títulos do tesouro especiais ultralongos e títulos do tesouro especiais destinados a apoiar grandes bancos comerciais estatais na reposição de capital.
China registra crescimento estável de viagens de passageiros no 1º trimestre
Beijing, 24 abril (Xinhua) — A China registrou um aumento constante nas viagens de passageiros no primeiro trimestre deste ano em meio à contínua recuperação econômica, mostraram dados oficiais nesta quinta-feira. De acordo com o Ministério dos Transportes, um total de 17,39 bilhões de viagens inter-regionais de passageiros foram feitas em todo o país nos […]
Shanghai faz progressos constantes na construção do centro financeiro internacional, diz funcionário
Beijing, 24 abril (Xinhua) — O processo de construção do centro financeiro internacional de Shanghai está progredindo de forma sólida e apresenta conquistas notáveis, particularmente por meio de reformas pioneiras em serviços financeiros transfronteiriços, informou um funcionário do banco central nesta quarta-feira. Esses esforços geraram um conjunto de “experiências de Shanghai” replicáveis que podem ser […]
Comércio exterior de Shenzhen registra crescimento de dois dígitos em março
Shenzhen, 23 abril (Xinhua) — A metrópole de Shenzhen, no sul da China, viu seu comércio exterior chegar a 387,05 bilhões de yuans (cerca de 53,7 bilhões de dólares americanos) em março, um aumento anual de 12,3%, mostraram estatísticas alfandegárias divulgadas nesta terça-feira. Em março, as exportações se recuperaram significativamente, atingindo 218,53 bilhões de yuans, […]
Mercado de câmbio da China relata operações estáveis no primeiro trimestre
Beijing, 22 de abril (Xinhua) — O mercado de câmbio da China registrou operações geralmente estáveis no primeiro trimestre de 2025, apesar do aumento da volatilidade nos mercados financeiros internacionais, informou a Administração Estatal de Câmbio nesta terça-feira. No primeiro trimestre, a entrada líquida de capital transfronteiriço do país proveniente do comércio de mercadorias totalizou […]