Beijing, 17 de março (Xinhua) — A produção industrial da China registrou crescimento constante nos primeiros dois meses deste ano, impulsionada pelo desempenho robusto da manufatura e pelo efeito sustentado de políticas macroeconômicas combinadas, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira.
A produção industrial de valor agregado da China, um importante indicador econômico, aumentou 5,9% ano a ano durante o período de janeiro a fevereiro, um aumento de 0,1% em relação à taxa de crescimento anual de 2024, de acordo com o National Bureau of Statistics (NBS, sigla em inglês).
A expansão geral da produção industrial, impulsionada pelo desempenho robusto do setor de fabricação de equipamentos, foi alcançada apesar de uma base comparativa alta durante o mesmo período do ano passado, disse o porta-voz do NBS, Fu Linghui, em uma entrevista coletiva.
Em termos de setores, o valor agregado da mineração aumentou 4,3%, a manufatura 6,9% e a produção e o fornecimento de eletricidade, energia térmica, gás e água 1,1% durante o período, de acordo com os dados.
O valor agregado da produção do setor de fabricação de equipamentos aumentou 10,6% ano a ano, um aumento de 2,9 pontos percentuais em relação à taxa de crescimento anual do ano passado, fornecendo forte suporte para o crescimento estável da produção industrial geral, mostraram os dados.
“Em meio à integração acelerada da inovação tecnológica e industrial, tecnologias de ponta, como tecnologia da informação e inteligência artificial, estão cada vez mais impulsionando a transformação industrial, tornando-se novos motores de crescimento para o desenvolvimento industrial”, disse Fu.
O setor de manufatura de alta tecnologia teve um desempenho estelar, com sua produção de valor agregado subindo 9,1% ano a ano. A produção de robôs industriais e wafers de circuitos integrados aumentou em 27% e 19,6% respectivamente, de acordo com os dados dessa segunda-feira.
As novas indústrias de energia da China têm experimentado um forte crescimento, com a produção de veículos de nova energia aumentando 47,7% ano a ano e a produção de baterias de íons de lítio para automóveis aumentando 37,5% em relação ao ano anterior, de acordo com Fu.
A produção industrial é usada para medir a atividade de grandes empresas, cada uma com um faturamento anual de pelo menos 20 milhões de yuans (cerca de 2,79 milhões de dólares americanos).
Fu observou que políticas macroeconômicas mais proativas e eficazes, juntamente com avanços em tecnologias como inteligência artificial, impulsionaram uma melhora nas expectativas corporativas. No mês passado, o índice de gerentes de compras para o setor de manufatura chegou a 50,2% alta de 1,1% em relação ao mês anterior e superando a linha de expansão ou retração de 50.
Apesar do crescimento constante da produção industrial, algumas empresas estão enfrentando baixa lucratividade devido a desequilíbrios estruturais na oferta e demanda do mercado, disse Fu, enfatizando a necessidade de promover o desenvolvimento integrado da inovação tecnológica e industrial e aprimorar as operações corporativas. Fim
Leia também:
Comércio exterior de Shenzhen registra crescimento de dois dígitos em março
Shenzhen, 23 abril (Xinhua) — A metrópole de Shenzhen, no sul da China, viu seu comércio exterior chegar a 387,05 bilhões de yuans (cerca de 53,7 bilhões de dólares americanos) em março, um aumento anual de 12,3%, mostraram estatísticas alfandegárias divulgadas nesta terça-feira. Em março, as exportações se recuperaram significativamente, atingindo 218,53 bilhões de yuans, […]
Mercado de câmbio da China relata operações estáveis no primeiro trimestre
Beijing, 22 de abril (Xinhua) — O mercado de câmbio da China registrou operações geralmente estáveis no primeiro trimestre de 2025, apesar do aumento da volatilidade nos mercados financeiros internacionais, informou a Administração Estatal de Câmbio nesta terça-feira. No primeiro trimestre, a entrada líquida de capital transfronteiriço do país proveniente do comércio de mercadorias totalizou […]
Setores de atacado e varejo da China registram forte desempenho no primeiro trimestre
Os setores de atacado e varejo da China registraram forte dinamismo nos primeiros três meses de 2025, oferecendo sólido suporte para a expansão da demanda interna no país.
Mercado de gestão de patrimônio bancário da China se expande de forma constante
O mercado de gestão de patrimônio bancário da China teve um impulso de crescimento constante no primeiro trimestre.
China acelera abertura de serviços e injeta mais certeza no mundo
Beijing, 21 de abril (Xinhua) — A China está acelerando a abertura de seu setor de serviços por meio de medidas como a aceleração da implementação de projetos piloto, a expansão da cobertura relacionada e o aprimoramento dos testes de estresse e a replicação de práticas bem-sucedidas, de acordo com o Ministério do Comércio nesta […]
Banco de Desenvolvimento da China aumenta empréstimos para infraestrutura no 1º trimestre
Beijing, 22 abril(Xinhua) — O Banco de Desenvolvimento da China disse nesta terça-feira que emitiu empréstimos no valor de 369,1 bilhões de yuans (cerca de 51 bilhões de dólares americanos) para o desenvolvimento de infraestrutura no primeiro trimestre deste ano. Os empréstimos relacionados à infraestrutura representaram uma participação cada vez maior do total de empréstimos […]