Produção industrial de maio veio em linha com a nossa expectativa

Segundo analista, destaque foi para a evolução na indústria de transformação.

Opinião do Analista / 11:47 - 2 de jul de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A produção industrial de maio veio em linha com a nossa expectativa, expandindo 7% no mês (SA). O destaque é para a evolução na indústria de transformação, que cresceu 12,1% no mês (SA). Por outro lado, extrativa mineral contraiu pelo nono mês consecutivo, chegando ao menor patamar desde abril de 2019.

Por categorias de uso, os bens de capital expandiram 28,7% (%MoM, SA), os bens intermediários 5,19% (%MoM, SA) e os bens de consumo 14,49% (%MoM, SA). Por dentro deste último item, destaca-se especialmente o avanço dos bens de consumo duráveis, crescendo impressionantes 92,48% no mês.

Evidentemente, este indicador reflete a reabertura da economia, ou seja, a variação é elevada por conta da base extremamente deprimida. Isto fica evidente observando-se a evolução em 12 meses: os bens de consumo duráveis despencaram -68,59% se comparado a maio do ano passado.

A evolução positiva do indicador reforça a tese de que o pior momento da crise possa ter ficado para trás.

O cenário é de incerteza, com perspectiva de recuperação cíclica sujeita a evolução da pandemia e a manutenção de relaxamento dos protocolos de isolamento social. Ainda assim, o viés aponta para revisões positivas nas projeções de crescimento. 

.

Felipe Sichel

Estrategista-chefe do Banco Digital Modalmais

Fonte: www.modalmais.com.br

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor