Produção mundial de vinho cai em 2024

A Itália está prestes a superar a França, afetada pelas condições climática, e liderar a produção mundial de vinho em 2024

108
Vinhedo, produção de vinho
Vinhedo (foto de Míriam Aguiar)

A produção global de vinho deve atingir uma nova baixa em 2024 devido aos desafios climáticos, anunciou a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) nesta sexta-feira. Com base em dados de 29 países, que representaram 85% da produção global em 2023, a produção global de vinho para 2024 é estimada entre 227 milhões e 235 milhões de hectolitros, disse a OIV em seu World Wine Production Outlook 2024.

A produção global em 2024 deverá ficar 13% menor do que a média de dez anos, disse a OIV, acrescentando que provavelmente poderia ser a menor produção global desde 1961.

De acordo com a perspectiva, a França, a principal produtora de vinho em 2023, registrou a redução mais significativa na produção em comparação ao ano anterior, em grande parte devido às condições climáticas desafiadoras em todo o país. A Itália está prestes a superar a França e se tornar o maior produtor mundial em 2024.

No Hemisfério Sul, a OIV previu que os volumes de produção de vinho permanecerão baixos em 2024, um resultado também causado principalmente pelas condições climáticas. Isso marcaria a menor produção da região em duas décadas.

Espaço Publicitáriocnseg

A OIV, fundada em 1924, é uma organização intergovernamental com foco científico e sua competência é amplamente reconhecida em relação a videiras, vinho, bebidas à base de vinho, uvas de mesa, passas e outros produtos à base de videiras. Este ano, a organização aceitou o pedido de adesão da China em 14 de novembro.

Agência Xinhua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui