Professor FH

A política do tucanato de desresponsabilizar o Estado de tarefas até então consideradas irrenunciáveis resultou  na transformação do ensino universitário num grande negócio. Segundo o Censo Escolar de 2001, o setor privado detém 87% das instituições e 69% das matrículas. Enquanto, de 1994 a 2001, o número de alunos em instituições privadas cresceu de 970.584 para 2.091.529 (115%), nas instituições públicas as matrículas passaram de 690.450 para 939.225 (36%). Tal processo inverteu a tendência do período 1990-1994, quando o setor privado crescera apenas 0,9%, e o público, 19,3%.

PesquisaDOR
O aumento do número de mestre e doutores durante o governo FH, saudado inclusive aqui nesta coluna, foi obtido à custa da desidratação das bolsas concedidas aos pesquisadores brasileiros. Estudo da Associação dos Pós-Graduandos da USP-Capital revela que a inflação acumulada pelo IGP-DI desde o último reajuste das bolsas Capes e CNPq (principais agências de fomento brasileiras), em 1994, chega perto de 180%. O mesmo indicador acumula inflação de 108% desde o último reajuste das bolsas da Fapesp, em 1996.
Nos últimos oito anos, o poder de compra das bolsas de Capes e CNPq caiu a menos da metade. A associação calcula que, já corrigido pela inflação, a bolsa atualmente paga a um doutorando é menor a que era paga a um mestrando em 1994 (quase a metade), inferior a que era destinada a um bolsista de aperfeiçoamento e não muito mais do que se pagava a um aluno de iniciação científica (60% a mais, ou seja R$146 à época). Ou seja, quem defendeu sua tese em janeiro de 2003 deixou de receber em quatro anos, por sua bolsa não ter sido corrigida pela inflação, R$ 50.918,41.

Índice
Esse número significa que este aluno deixou de receber cerca de 98,8% do que teria direito se o valor da sua bolsa fosse corrigida pela inflação. A associação conclui que um doutorado defendido em janeiro custou metade do valor 1994: “Se houve aumento do número de bolsas, quem pagou pelo custo destas bolsas foram os alunos que deixaram de receber os valores projetados para serem pagos”, salienta a entidade, para a qual o governo FH criou mais um índice: o de doutores.

Carteira
O Detran-RJ reativou a Comissão Cidadã, para julgar motoristas acusados de acidentes graves no estado. Parada desde março do ano passado, a comissão foi criada em 2000 para agilizar o cumprimento da medida de suspensão do direito de dirigir, prevista no artigo 160 do Código de Trânsito Brasileiro. Segundo o presidente do órgão, Hugo Leal, uma parceria com as polícias Militar e Civil permitirá que a comissão seja informada rapidamente sobre casos de acidentes com vítimas.

Nova direção
O Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-RJ) está sob nova direção. Tomaram posse ontem a nova diretoria da entidade. O presidente é o diretor geral do Ponto Frio, Conrado Gruenbaum. A vice-presidência ficou com Aldo Carlos de Moura Gonçalves, vice-presidente da Silhueta Infantil. A diretoria financeira ficou com o dono da Temper Roupas, Szol Mendel Goldberg, o diretor de Administração é Roland Khalil Gebara, dono das Casas Gebara, e a diretoria de Operações está sob a responsabilidade de João Baptista Magalhães, diretor da H Stern. Sylvio Cunha, presidente da entidade durante os últimos anos, deixou o cargo por problemas de saúde.

Pré-Vargas
A denúncia é de um escrevente de um dos cartórios mais movimentados do Rio. Segundo ele, o depósito para seu fundo de garantia é feito com dinheiro do seu próprio bolso, embora, oficialmente, o recolhimento seja atribuído ao dono do cartório. De acordo com a fonte, esta prática se estende há 12 anos e não se restringe ao cartório para o qual trabalha.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCandidato
Próximo artigoSegurança

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás