Faleceu, nesta sexta-feira, o professor Paulo Márcio de Mello, titular dessa coluna Empresa-Cidadã, publicada toda quarta-feira, desde 2001, no Monitor Mercantil. Mais de 600 edições, como ele se orgulhava em citar.
No seu perfil no Linkedin, Paulo Márcio se definiu: “Casado, cinco filhos e quatro netos [atualmente, eram seis netos]. Carioca, morador no clima temperado de Nova Friburgo, na Região Serrana. Gosto de crianças, de animais, de fotografia, de cinema, de leitura, do Clube de Regatas do Flamengo e da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Bem humorado, detesto brócolis.” Aposentado na “Aposentado&SombraÁguaFresca Ltda.”
Paulo Márcio de Mello foi professor na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) das disciplinas Economia; Planejamento Estratégico; Planejamento e Programação Ambiental, Casos Empresariais, dos cursos de Ciências Econômicas, Engenharia e Comunicação Social, nos campi Maracanã e Regional de Nova Friburgo.
Foi chefe do Depto. de Análise Quantitativa (DAQ), eleito para o período 2014/2015; diretor-geral do Cepuerj (Centro de Produção da Uerj), eleito para o período 2000/2008; diretor de Planejamento e Orçamento da Uerj, no período 2000/2001; membro do Conselho Universitário, eleito para o no período 2010/2012; e presidente da Comissão Permanente de Legislação e Normas do Conselho Universitário, eleito para o período 2010/2012.
Ele também atuou como instrutor de cursos de Responsabilidade Social, por EAD (Coppe/UFRJ, 2010/2011); professsor das disciplinas de Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade de cursos de Compliance (Anbima, 2015/2014); instrutor de cursos de Responsabilidade Social (Petrobras, Anbima, Fiergs, Fiern, Fiemg, Fiep e Fierr, entre outros); perito avaliador do Programa Petrobras Social; e avaliador do Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade (PNQS).
Paulo Márcio foi secretário-executivo da Coordenadoria Estadual de Desenvolvimento Social e diretor de Administração e Finanças da Fundação Estadual de Educação.
Foi membro do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA, 1991); do Conselho Editorial da Revista Eletrônica de Gestão de Iniciativas Sociais (Coppe/UFRJ); signatário do Pacto pela Infância (1991); membro do Conselho Gestor da Incubadora de Empresas do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (Campus Regional de Nova Friburgo); membro do Conselho Consultivo da Sub-reitoria de Graduação da Uerj (1999); e da Comissão Técnica da ABNT encarregada de produzir a Norma Brasileira de Responsabilidade Social.
Na área privada, foi coordenador de Estudos e Pesquisas, assessor do superintendente nacional e coordenador do processo de planejamento estratégico do IEL Nacional – CNI; e chefe do Departamento de Estudos Econômicos da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE).
O corpo de Paulo Márcio de Mello será cremado neste sábado (24), às 15h10, no Crematório da Penitência (Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, Caju, Rio de Janeiro – RJ).