28.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 24, 2021

Profissão perigo

Ser político governista, na Argentina de hoje, só no anonimato ou com ajuda de seguranças. Na noite de quinta-feira, mais um político foi agredido. Depois do senador Eduardo Menem e do ex-presidente Raúl Alfonsín, os argentinos escolheram como alvo o escritor e ex-embaixador Jorge Asís. O diplomata jantava em um restaurante de Buenos Aires e, assim que foi reconhecido, por volta das 23h30, um garçom veio lhe avisar que outros clientes ameaçavam agredi-lo se ele não deixasse o local. Como o ex-embaixador continuou jantando normalmente, dois grupos de pessoas, formados também por mulheres, se levantaram de suas mesas e começaram a agredir o diplomata, que caiu sobre uma mesa e machucou as costas. Asís foi obrigado a deixar o estabelecimento às pressas.
A revolta da população acabou gerando atos de truculência quase tão fortes quanto o confisco das poupanças e dos empregos dos argentinos.

Contra o sucesso
Ao solicitar à Duma (câmara baixa do Parlamento) a destituição do presidente do banco central do país, Viktor Gerashchenko, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, parece sentir saudades dos conturbados tempos de Yeltsin. A saída de Gerashchenko agradaria investidores – leia-se especuladores – interessados numa política monetária restrita – leia-se juros elevados. Foi com essa política que o PIB da Rússia cresceu cerca de 5% no ano passado e vem apresentando bons resultados econômicos, desde a moratória de 1998. O presidente do BC russo é acusado de vínculos com industriais, heresia para quem reza pela cartilha do mercado.

Do frio
Empresários finlandeses buscam no Rio parcerias em diversos setores, como serviços financeiros, informática e telecomunicações. Nesta segunda-feira, o ministro do Comércio Exterior da Finlândia, Jari Vilén, participa do Fórum Brasil-Filândia, organizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O ministro abordará temas como globalização e integração regional e relações comerciais com o Mercosul. Depois, serão apresentadas quatro companhias finlandesas: Wärtsilä Corporation (fornecedora de motores para navios), Naps Systems Oy (fornecedora de sistemas de eletricidade solar), Outokumpu Oyj (produtora de metais básicos, aço sem estanho, produtos de cobre e tecnologia) e Bronto Sky Lift Oy Ab (produtora de equipamentos para salvamento em incêndios e veículos de plataformas aéreas) que pretendem fechar parcerias com o setor industrial fluminense.

Parto
Ao contrário do que ventilam membros do governo Garotinho, a vice-governadora Benedita da Silva já solicitou ao governador esclarecimentos sobre alguns pontos de projetos e ações. O objetivo é diagnosticar com exatidão os problemas para que a política petista possa implementar sua gestão, caso Anthony Garotinho renuncie para concorrer à Presidência da República, como está previsto. Ao longo dos 60 dias em que o grupo de transição desenvolveu propostas para governar o Estado do Rio nos próximos nove meses, não foi possível avaliar com precisão as execuções, dívidas e receitas do Executivo Estadual.

Cabo-de-guerra
A luta pela sucessão estadual já se reflete na administração Garotinho. Sexta-feira, integrantes do Conselho de Moradores de Magé, apoiados pela prefeitura, interditaram a Rodovia Magé-Manilha, em protesto contra a construção de um presídio dentro da colônia penal já existente no município, causando engarrafamento de até 15 km. Presente ao protesto, o deputado petista Carlos Santana prometeu que, ao assumir o governo no do estado, no próximo dia 5, a hoje vice-governadora Benedita da Silva vai suspender a obra.

Nuestra America
Está quente a situação na América Central. Milhares de guatemaltecos foram às ruas exigir a renúncia do presidente Alfonso Portillo, acusado pelos manifestantes de corrupção. “Prisão para os corruptos”, “Ladrões fora do governo”, eram algumas das palavras de ordem da manifestação, organizada pelo Movimento Cívico pela Guatemala, entidade ligada à defesa dos direitos humanos.

Artigo anteriorFilho feio
Próximo artigoEspada de Dâmocles
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Copom está alinhado com maioria da expectativa do mercado

Considerando foco na inflação de 2022, estamos considerando agora que BC começará a aumentar Selic em maio e não em agosto.

Primeira prévia dos PMI’s e avanço da Covid-19

Bolsa brasileira sucumbe ao terceiro dia de queda, mediante aos temores fiscais.

Exterior em baixa

Queda acontece em meio às preocupações com problemas para obtenções de vacinas.

Más notícias persistem

Petróleo negociado em NY mostrava queda de 2,60% (afetando a Petrobras), com o barril cotado a US$ 51,75.

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.