Programa BNDES Crédito Rural aprovou R$ 1,3 bilhão para o agronegócio

605
Sede do BNDES no Rio
Sede do BNDES no Rio (Foto: Miguel Angelo/CNI)

Com 2020 chegando ao fim, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) começou a fazer um balanço do crédito que aprovou por segmento. O banco de fomento informou nesta sexta-feira que o Programa BNDES Crédito Rural aprovou R$ 1,3 bilhão para o agronegócio em 2020. Foram concedidos empréstimos a 2,9 mil produtores por meio de mais de 4 mil operações.

Criado em março, com o objetivo de garantir perenidade na oferta de crédito para investimento a produtores rurais, o programa conta exclusivamente com recursos próprios do BNDES. “Ele é destinado à aquisição de máquinas e equipamentos e a projetos de investimento do setor, podendo ser acessado em qualquer época do ano”, esclareceu o banco.

A concessão do financiamento ocorre por via indireta, por meio de agentes financeiros credenciados. Entre eles estão bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, agências de fomento, bancos de montadoras, bancos cooperativos e cooperativas de crédito. O prazo de quitação pode chegar a 15 anos, com uma taxa de juros final prefixada ou pós-fixada, de acordo com o interesse do cliente e com a finalidade do financiamento. O programa não impõe restrições quanto ao porte do beneficiário, não possui limite de financiamento e pode apoiar até 100% dos itens financiáveis.

Por ter disponibilidade contínua de recursos e estar aberto a solicitações durante todo o ano, o BNDES Crédito Rural complementa os Programas Agropecuários do Governo Federal (PAGFs), também operacionalizados pelo banco.

Espaço Publicitáriocnseg

Os PAGFs ficam atrelados ao limite orçamentário definido pelo Ministério da Economia e alguns deles já estão com os protocolos para o ano safra corrente encerrados, ou seja, tiveram novas contratações suspensas. O programa do BNDES, portanto, amortece os efeitos decorrentes do esgotamento de recursos dos PAGFs, atuando como uma fonte complementar de oferta de crédito para desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro.

Para ter acesso ao BNDES Crédito Rural, basta procurar um agente financeiro credenciado que informará a documentação necessária e negociará as garantias.
Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui