Programa de incentivo ao setor varejista pode ser criado no Estado do Rio

Entre as diretrizes está a criação de um fundo ou cooperativa de crédito específico para simplificar a obtenção de crédito ou financiamento ao setor

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Saara (Foto: Tomaz Silva/ABr)
Saara (Foto: Tomaz Silva/ABr)

O Estado do Rio poderá ganhar o Programa “De grão em grão”, com o objetivo de implementar políticas de incentivo ao comércio varejista do Estado do Rio, de forma a assegurar a sua livre iniciativa e o fortalecimento deste setor econômico. É o que prevê o Projeto de Lei 117/23, de autoria do deputado Márcio Canella (União), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quarta-feira, em primeira discussão. Por já ter recebido emendas parlamentares, o texto poderá ser modificado durante a votação.

De acordo com o texto, o programa deverá alcançar todas as formas legais de comércio varejista, desenvolvido de forma presencial ou de forma virtual, por telefone ou outro meio, incluindo os ambulantes e os que não utilizarem um imóvel comercial como ponto fixo de sua atividade, bem como os trabalhadores autônomos e os microempreendedores individuais devidamente cadastrados e autorizados pelo poder público a exercerem a atividade varejista.

Entre as diretrizes do programa estão: atualização, consolidação e divulgação dos instrumentos de fomento e de crédito para estas atividades; a criação de uma estratégia específica de proteção ao setor; a criação de instrumentos para combater e desestimular as fraudes e inadimplências no comércio; e a abertura de linha de crédito e viabilizar a criação de um fundo ou cooperativa de crédito específico para simplificar a obtenção de crédito ou financiamento ao setor varejista em condições diferenciadas.

“São constantes as reclamações do comércio varejista quanto a ausência de uma política de incentivo específica para o setor. Tal ausência pode ainda ser mais sentida no atual momento que vivemos, onde vários estabelecimentos acabaram encerrando suas atividades em razão da crise econômica gerada pela pandemia. Por certo, o momento atual requer metodologia, planejamento estratégico, organização e incentivos para que o setor possa superar a crise”, explicou Canella.

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