Programa na Maré propõe desenvolvimento da região

A Prefeitura do Rio criou um grupo de trabalho para detalhar, orçar e apresentar em até 30 dias propostas de execução do Programa Território Inventivo da Maré, cujo principal objetivo é o desenvolvimento econômico e social do Bairro da Maré. A iniciativa foi publicada em decreto do prefeito Eduardo Paes no Diário Oficial do Município desta quinta-feira.

O Bairro da Maré é o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro, com cerca de 130 mil moradores, de acordo com o IBGE – 2010, sendo desse total quase 4 mil empreendedores econômicos, centenas de organizações sociais e coletivos culturais, além de dezenas de equipamentos públicos.

Com garantia do direito de convivência para os moradores, o programa também visa transformar quatro polos em espaços de encontro e produção de manifestações artísticas e entretenimentos: Parque Maré, Nova Holanda, Rubens Vaz e Parque União (Polo 1); Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Bento Ribeiro Dantas e Nova Maré (Polo 2); Praia de Ramos e Roquete Pinto (Polo 3); e Vila do João, Conjunto Esperança, Vila Pinheiros, Conjunto Pinheiros, Salsa e Merengue (Polo 4).

O grupo de trabalho será coordenado pela Secretaria Executiva de Coordenação de Governo e contará com representantes das secretarias municipais de Cultura, Urbanismo, Habitação, Transportes, Conservação e Serviços Públicos, Ordem Pública e pelo Instituto Pereira Passos.

Entidades que atuam no Complexo da Maré também compõem a comissão. São elas o Observatório de Favelas; Redes de Desenvolvimento da Maré; uma associação de Moradores – escolhidas por seus pares entre as comunidades de Nova Holanda, Parque Maré e Parque União; um empreendedor econômico eleito por seus pares; um empreendedor cultural; um representante do Sebrae; e um representante da UFRJ.

Artigos Relacionados

Rede estadual de ensino do Rio volta hoje às aulas

Alunos terão aulas remotas e presenciais, com turmas em sala de aula em dias alternados em função da pandemia.

Vereador quer saber quando Prefeitura do Rio pagará 13º

Chico Alencar questiona Eduardo Paes se há expectativa de novos atrasos em 2021.

Roubos de carga no Rio registram queda de 37% ante 2020

Os 363 registros de roubo de carga no estado do Rio de Janeiro representaram queda de 37% em janeiro em relação ao mesmo mês...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Planta da BRF é habilitada a exportar empanados para Omã

Companhia informou que sua unidade de Toledo foi habilitada pelo governo do país árabe a exportar empanados de frango.

Migrantes detidos no México sofrem com pobreza e violência

Cerca de 70 mil pessoas ainda estão em situação de vulnerabilidade extrema, segundo Médicos Sem Fronteiras.

ANS determina que planos cubram novos remédios, exames e cirurgias

Novos exames e tratamentos passaram a fazer parte da lista obrigatória de assistência, que deverá ser observada a partir de abril.

IPC-S sobe em seis capitais brasileiras em fevereiro

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu em seis das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), na...

Trava política impede recuperação mais forte

Nesta segunda, mercados aqui foram na mesma direção do exterior em recuperação, mas sem mostrar maior tração.