Projetar agora para reativar infraestrutura

O Brasil precisa retomar a construção de sua infraestrutura, passo que ajudará a sair do lamaçal recessivo em que foi metido. Mas com um modelo diferente do que vem sendo praticado nos últimos tempos, e não se fala aqui apenas do sobrepreço e corrupção. É preciso planejamento consistente e contratar projetos de qualidade, completos, com prazo suficiente à sua correta elaboração e pela melhor solução técnica, ensina o presidente da Regional Rio de Janeiro do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), Luiz Roberto Caneca. “O projeto completo de arquitetura e de engenharia, contratado corretamente, custa no máximo 5% do investimento global em empreendimento público, mas evita superfaturamentos e aditivos que podem alcançar até dezenas de vezes o economizado nesse item essencial a uma obra pública de qualidade, construída no prazo e ao custo estipulados”, explica.

A pressa em licitar tem feito com que o menor preço prevaleça como forma de contratação. Obras superfaturadas, inacabadas ou mal executadas nos mostram o resultado, acrescenta o presidente reeleito do Sinaenco-MG, engenheiro Lucas Ribeiro Horta. “Um bom projeto, contratado pela melhor proposta técnica e não pelo menor preço, evitaria muitos desses problemas.” Para isso, as administrações municipais e estaduais devem iniciar a contratação de estudos e projetos este ano, para poderem retomar as obras nos próximos.

Um exemplo dos problemas do mal planejamento pode ser visto na Petrobras, que adotou a política de contratação do tipo Engineering, Procurement and Construction (EPC) na implantação de novas unidades industriais. Os contratos do tipo EPC podem causar prejuízos ainda maiores que os da corrupção, alerta o ex-funcionário da estatal Eugenio Miguel Mancini Scheleder. “Foram observados acréscimos de custo e de prazo da ordem de 30% e 40%, em média. Além disso, o uso continuado do modelo EPC promoveu a concentração de contratos em um número limitado de empreiteiras, sujeitando a Petrobras às manobras de um cartel que se formou, exatamente, pela falta de competitividade nas licitações.” O modelo praticamente acabou com a importância do departamento de projetos da estatal.

 

Café frio

Talvez a primeira grande fake news eleitoral do ano seja a candidatura de Michel Temer. Provavelmente, nem Michelzinho acredita que o pai, que desfilou sua impopularidade de 97% pela Sapucaí, vá disputar a reeleição. Animado, mesmo, está o marqueteiro do presidente.

Após não entregar o prometido – a Reforma da Previdência – Temer luta para reduzir sua irrelevância no Planalto e ter alguma influência no processo eleitoral. Afinal, nos longos meses até janeiro, mesmo o cafezinho é servido frio no palácio.

 

Blindagem tucana

Título do Estadão: “Ex-diretor da Dersa tem R$ 113 mi no exterior, diz juíza”. Trata-se de Paulo Preto, principal operador do PSDB, especialmente próximo do senador José Serra.

 

Tudo eu

Comentário de um amigo da coluna que conviveu com José Serra em algumas situações da vida: “É uma personalidade muito complicada, uma figura difícil de ser amada, que só pensa em si próprio e parece ter dificuldade de convivência com o resto do mundo. Eu, por experiência própria, jamais entregaria sequer uma carrocinha de pipoca da minha família para ele administrar.”

 

Rápidas

O ministro do STF José Antonio Dias Toffoli participa, nesta sexta-feira, a partir das 9h, da palestra de abertura do Ciclo de Seminários do NEF/FGV sobre o tema “Transparência do Poder Judiciário e Pesquisa Empírica no Direito” *** Será em Recife, no próximo dia 9 de março, a 14ª edição do Simpósio Regional da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), entidade que tem cerca de 90 mil associados em todo o Brasil. O ministro do STJ Sebastião Reis Junior será um dos palestrantes. Mais informações: www.aasp.org.br *** Neste sábado, o Carioca Shopping receberá a Campanha de Adoção de Animais, do Projeto Entre Pegadas *** O Maciço da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é tema da exposição Por Dentro da Pedra Branca, que o Center Shopping Rio realiza até 28 de fevereiro *** A Unisuam recebe na próxima quarta-feira, às 10h15, o arquiteto Paulo Sergio Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer, para ministrar a aula inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo do primeiro semestre de 2018.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Presidente do Inep é exonerado do cargo

Medida foi publicada no Diário Oficial de hoje; até o momento, não foi anunciado o nome de quem o substituirá.

Primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa um ano

Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz Fiocruz; boletim informa que houve ontem 1.148 mortes.

Confiança da indústria e dos serviços caem em fevereiro

Níveis de Utilização da Capacidade Instalada também recuaram: o da indústria caiu 0,8 ponto percentual; e do serviço, 1 ponto.

Mercados globais continuam receosos com aumento dos preços

Principais índices da Europa caíram devido ao movimento de alta dos yelds; Paris perdeu 0,24%.

Mau humor alastrando

Ontem, o mau humor dos investidores se fez presente no mundo e trouxe reviravolta para os mercados.