A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota hoje, em primeira discussão, o Projeto de Lei 948/23, de autoria dos deputados Carlos Minc (PSB) e Fred Pacheco (PMN). A proposta modifica a Lei Estadual 7.634/17, que estabelece estratégias para ampliar a coleta seletiva e promover a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta.
O projeto determina que grandes geradores de resíduos sólidos destinem, prioritariamente e sem custos, os materiais recicláveis para associações e cooperativas de catadores cadastradas nos órgãos ambientais. A medida busca fortalecer a economia circular e garantir melhores condições de trabalho para esses profissionais, que desempenham um papel fundamental na cadeia de reciclagem.
Além disso, o texto prevê que a destinação desses resíduos será precedida de oferta pública por edital, garantindo maior transparência no processo. Também estabelece incentivos para os grandes geradores, permitindo a compensação de multas ambientais com base na quantidade e tipo de material reciclável doado.
“A alteração mantém a idêntica finalidade: fazer com que os grandes geradores sejam obrigados a doar o material reciclável resultante de suas operações para cooperativas e associações de catadores, dando cumprimento ao que prevê a legislação brasileira”, explicou Minc.
Leia também:
Taxa de inadimplência de aluguel no Rio tem alta em fevereiro
Orçamento das famílias neste início de ano está apertado
Alerj vota programa de inovação sustentável em regiões com baixo IDH
Programa prevê a sistematização de um portfólio de tecnologias sustentáveis para futura aplicação em larga escala
O Jovem Frankstein, no Teatro Cesgranrio
O espetáculo ficará em cartaz até o dia 6 de abril
Valores de aluguéis no Rio subiram 0,27% em janeiro
Aumento acumulado chegou a 24,17% em 12 meses; bairros como Flamengo, Vila Isabel e Rio Comprido registram maior percentual de crescimento
Medalha Raymundo Faoro
Plenário Evandro Lins e Silva
Canções para o Coração, na Julieta de Serpa
Traz ao palco os grandes clássicos da música mundial