O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 262/24 contém o texto do acordo de cooperação na área da indústria de defesa firmado entre o Brasil e a Turquia em 2022. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Segundo o governo, o acordo visa a estreitar a cooperação bilateral na área das tecnologias militares, área em que a Turquia é particularmente forte. Pela Constituição, acordos deste tipo só entram em vigor após serem aprovados pelas duas Casas do Congresso.
Entre outros pontos, o documento detalha o alcance da cooperação, as autoridades responsáveis pela execução das medidas, o tratamento de informações classificadas e a forma de intercâmbio de informações e equipes técnicas.
Também prevê medidas para assegurar a proteção de direitos de propriedade intelectual e industrial dos produtos desenvolvidos por cada país. O acordo obriga cada nação a proteger a propriedade intelectual das tecnologias transferidas, mesmo após o término da vigência do tratado.
O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara. Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Com informações da Agência Câmara de Notícias
Leia também:
Vem aí o iTrump
Organizações Trump prometem serviço de telefonia móvel e um smartphone ‘elegante e dourado’ fabricado nos EUA
Sul Global exige fim de medidas unilaterais na ONU
Representantes dos países do Sul Global denunciam medidas coercitivas unilaterais que ‘agravam a pobreza’
Cúpula do G7 no Canadá começa com divergências
Ataque de Israel ao Irã e tarifas impostas por Trump levam a posições discordantes na Cúpula do G7 no Canadá
ONU: ‘Escalada Irã X Israel é profundamente preocupante’
Alto comissário para os Direitos Humanos, Volker Türk, pediu o início de diálogo urgente, para encontrar uma saída para o constante fogo cruzado dos ataques
Netanyahu diz controlar céu de Teerã e que busca destruir programa nuclear do Irã
Governo iraniano enfatiza que programa está vivo e que Israel ‘abre um precedente perigoso’ com seus ataques a instalações
Petróleo sobe após ataque de Israel e chega perto de US$ 75/barril
Especialista analisa que preço do barril de petróleo deve ficar na faixa de US$ 75/85 dependendo do desenrolar da agressão de Israel ao Irã.