Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

624
Andrés Manuel López Obrador (foto Xinhua)
Andrés Manuel López Obrador (foto Xinhua)

Interessante artigo de Javier Buenrostro no site RT faz uma análise inicial dos resultados das eleições no México, que o autor classifica como “agridoces”. O Morena, partido do presidente Andrés Manuel López Obrador, conquistou 11 dos 15 governos estaduais em disputa. Passará, assim, de 6 estados para 16, de um total de 32, e poderá “reequilibrar o jogo na Conferência Nacional de Governadores (Conago), que na primeira metade do mandato de López Obrador foi um dos espaços que controvaba a oposição”.

Por outro lado, o desempenho do partido de AMLO, como o presidente é conhecido, na capital foi decepcionante. Das 16 prefeituras, ele venceu apenas 7 e perdeu 6 que estavam em seu poder. É o pior resultado que a esquerda obteve na Cidade do México desde 1994. O Morena foi bem nos locais menos abastados e mal nas classes alta e média.

Buenrostro vê aí um ponto em que López Obrador deverá se dedicar: ampliar seu projeto nacional para atrair a classe média, que não se vê representada. Claro que o negacionismo, que fez do México um dos polos da Covid no mundo, contribuiu para a oposição dos setores urbanos.

Na Câmara dos Deputados, a coalizão comandada pelo Morena terá maioria simples, mas perderá a maioria de 2/3 que tinha. Na verdade, a coligação manteve a porcentagem de votos que obteve em 2018 (44%), mas terá cerca de 40 deputados a menos, devido a modificações feitas pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE).

Espaço Publicitáriocnseg

 

De herói a vilão

Antes tido como herói nacional, Sergio Moro amarga a finalização de seu julgamento como parcial em relação a Lula para dar novos rumos à sua – agora manchada – carreira. Todo o percurso que narra esse caso que abalou o Judiciário brasileiro ganhou um novo capítulo: o segundo livro da trilogia criada pelo Grupo Prerrogativas (Prerrô), chamado O Livro Das Parcialidades (Editora Telha).

O Livro das Suspeições, primeiro da série, abriu a trilogia, com o subtítulo “O que fazer quando sabemos que sabemos que Moro era parcial e suspeito?”, reunindo textos de mais de 40 autores. Sua continuação tem 28 textos de 35 autores. Completando a trilogia, em breve chegará ao mercado O Livro dos Julgamentos.

 

Rápidas

A Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro realizará nesta quarta-feira um jantar virtual para 35 de seus associados, que receberão seus pratos em casa, com direito a show de MPB *** “Brazil Mid-Year Economic Outlook: Perspectives and Predictions” é o webinário que o Brazil-Florida Business Council realizará nesta quarta, 18h (horário de Brasília). O principal orador será Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica do Ministério da Economia. Inscrições: [email protected] *** Nesta quarta-feira, às 19h, o Foro Inteligência recebe o professor da FGV Direito SP Daniel Wang e o codiretor do Transnational Law Institute, do King’s College London, Octávio Luiz Motta Ferraz, para debater a ação dos estados e da União durante a pandemia *** A FGV Energia realizará nesta quarta, às 12h, o webinário “World Energy Transition”, com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o diretor da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol. Inscrição aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui