– O Projeto Millennium é uma iniciativa do Conselho Americano da Universidade das Nações Unidas (UNU) que busca organizar uma rede de planejamento global, com cerca de 700 pesquisadores, futuristas, acadêmicos, executivos, legisladores, educadores e cientistas.
– Através de suas visões de futuro e de monitoramentos anuais, estas pessoas concentram os seus esforços para propor soluções para quinze importantes desafios que o mundo está vivendo. O Millennium fornece informações permanentes de forma que lideranças e gestores de cada região do planeta possam identificar, avaliar e analisar temas com impacto global.
– São 15 os desafios globais eleitos: 1º) O desenvolvimento sustentável, expresso pela questão como podemos alcançá-lo. 2º) O desafio da água, com a indagação de como todos podem ter acesso a ela, sem conflitos.
– 3º) População e recursos, como podem estar em equilíbrio? 4º) Democratização, como a verdadeira democracia poderá emergir do autoritarismo? 5º) Perspectivas globais de longo prazo, como elas podem passar a nortear a criação de políticas mundiais? 6º) A globalização da tecnologia da informação, como a globalização e as convergentes tecnologias da informação e da comunicação poderão trabalhar para o bem comum?
– 7º) A distância entre ricos e pobres, como as economias de mercado norteadas por uma ética social poderão ser encorajadas a reduzir as diferenças entre ricos e pobres? 8º) Doenças, como reduzir a ameaça de novas doenças e de microorganismos infecciosos? 9º) Capacidade de decisão, como pode ser aprimorada à medida que mudam as instituições e a natureza do trabalho?
– 10º) Paz e conflito, como novos valores e estratégias de segurança podem reduzir os conflitos étnicos, o terrorismo e o uso de armamentos com poder de destruição massiva? 11º) Mulheres, como a mudança no status social da mulher pode ajudar a melhorar a condição humana? 12º) Crime transnacional, como evitar que o crime organizado se torne o mais poderoso e sofisticado empreendimento global?
– 13º) Energia, como a demanda crescente de energia pode ser atendida de forma segura e eficiente? 14º) Ciência e Tecnologia, como as inovações científicas e tecnológicas podem ser aceleradas para melhorar a condição humana? 15º) Por último, ética global, como as considerações globais podem se incorporar no cotidiano das decisões globais?
– Estes desafios, quando muito, estão apenas parcialmente equacionados mas, pela urgência de soluções necessárias, representam uma pauta para as organizações responsáveis. No Brasil, a futurista e editora do boletim de tendências Radar 21 (www.radar21.inf.br), Rosa Alegria, representa o Projeto Millennium.
Agenda
3º Seminário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) – De 25 a 27 de outubro, a Petrobras e a Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais realizarão, em Contagem (MG), o 3º Seminário de SMS, com o tema “O Desafio de integrar as partes interessadas”. No primeiro dia, Integração é o tema, com um talk-show, envolvendo diversas partes interessadas. No segundo dia, o tema é Atendimento de Emergência e Saúde, com uma abordagem de estratégias para um plano de emergência municipal. No terceiro dia, com o tema Meio Ambiente e cidadania, o encerramento será com uma mesa sobre Educação ambiental e cidadania. Mais informações através do telefone (31) 3529-4507.
Digno de Nota
Prêmio do Milênio Mundial – O Projeto Millennium instituiu o Prêmio do Milênio Mundial, com os objetivos de estimular a criatividade de jovens, fomentar o hábito de leitura e escrita sobre temas globais, o pensamento sobre o futuro e a contribuição com idéias para melhorar a Humanidade. Podem participar adolescentes entre 15 e 19 anos, que estejam cursando o ensino médio ou colégios técnicos. Para participar, é só escolher um dos 15 Desafios Globais do Projeto Millennium e escrever um trabalho (cenário), de acordo com as instruções. O envio deve ser feito pela Internet, até o dia 15 de novembro de 2006.
Mais informações, em inglês ou espanhol, podem ser consultadas no endereço oficial do prêmio, www.globalmillenniumprize.org. O trabalho deve ser enviado por e-mail para o node do país ([email protected]). Deve ter, no máximo, nove páginas tamanho carta, com a seguinte estrutura: página 1 – Identificação (anexo 1), página 2 – Carta aval de autoria (anexo 2), páginas 3 a 7 – o trabalho em si (detalhes no anexo 3) páginas 8 a 9 – segunda parte do trabalho, com respostas às perguntas sobre o futuro (anexo 4).
Para seleção dos trabalhos ganhadores, serão considerados o conteúdo do mesmo, sua clareza, precisão, ortografia e limpeza, assim como o respeito às características solicitadas. Serão entregues prêmios aos três primeiros colocados em cada desafio, mas todos os participantes receberão um pequeno presente pela participação. Os nomes dos ganhadores serão divulgados no endereço www.premiodelmileniomundial.org.
Paulo-Márcio de Mello
Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
[email protected]















