Projeto MotivarAção - o próximo passo para o autoconhecimento

No dia 26/10, às 19h, será realizada a primeira das três lives do projeto MotivarAção.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O índice de insatisfação e infelicidade no ambiente corporativo é crescente. De acordo com pesquisa realizada em 21 estados, no ano passado, pelo consultor de carreiras Fredy Machado, para seu livro "É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional", cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos. Desse percentual, 36,52% dos profissionais estão infelizes com o trabalho que realizam, e 64,24% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes. Também, segundo a PwC, 80% dos trabalhadores não conseguem realizar tudo o que gostariam no âmbito profissional.

As pessoas buscam por crescimento pessoal e profissional mas, muitas vezes, não sabem como protagonizar suas escolhas, por não conhecerem seus talentos e potenciais. Estamos acostumados a medir e melhorar nosso desempenho o tempo todo, pois é o que esperam de nós – a entrega! Descobrir os talentos, potencializar a sua versão atual e estar disponível para se reinventar, é a verdadeira preparação para o próximo passo em busca do sucesso.

O projeto MotivarAção, criado pelas psicólogas Roberta Borrelli e Beatriz Moura, tem como objetivo proporcionar a oportunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional para quem busca crescimento, para quem desejareconhecer seus talentos para se reinventar e ter sucesso, e não sabe como se preparar para dar o próximo passo.

O projeto prevê 17 sessões, sendo uma em grupo para apresentação do processo e sensibilização, 8 sessões para o trabalho das competências comportamentais e 8 para exercícios de crescimento e desenvolvimento profissionais, cuidando da saúde mental e qualidade de vida dos envolvidos.

"Se diante de uma tomada de decisão, você tem medo de errar ou não consegue entender o motivo de, na maioria das vezes, não levar seu projeto adiante, precisa saber como organizar suas ideias! Nem sempre as decisões te levarão para o melhor caminho, mas todas as decisões fazem parte do seu amadurecimento e da sua história. Não tenha medo de errar! Analise as oportunidades e tome as decisões. Arrisque!", afirma Roberta Borrelli.

A seu lado, a psicóloga Beatriz Moura tem se dedicado à apoiar o processo de maturidade e autonomia para mentoria, a partir da terapia cognitiva. Identificou, em parceria com Roberta Borrelli, a oportunidade de utilizar a terapia cognitiva para apoiar as pessoas na análise de melhores práticas para lidar com o que interfere na tomada de decisão e crescimento para a trajetória profissional de sucesso. Beatriz contribui com sua experiência no atendimento clínico, para avaliação de aptidão para encaminhamento ao processo de mentoria e apoio na elaboração das estratégias para desenvolvimento das competências comportamentais.

No dia 26/10, às 19h, será realizada a primeira das três lives do projeto MotivarAção, com apresentação de temas pertinentes e explicação das etapas do projeto

26/10 - Trabalho e Saúde Mental (Roberta Borrelli e Beatriz Moura)

02/11 - O Mercado de Trabalho Atual (Roberta Borrelli e dois profissionais da área, para tratar da relação saúde mental e produtividade com o trabalho remoto).

09/11 - O Que Aciona o Seu Botão de Motivação (com informações sobre todo o projeto e orientações para inscrição e participação).

Roberta Borrelli dá um "spoiler" do projeto MotivarAção com 5 dicas sobre foco:

1- Tenha um objetivo definido. Saber o que você quer e o que não quer é fundamental para agir com foco. Como diz o Gato de Alice no País das Maravilhas – “se você não sabe para onde quer ir, qualquer direção serve!”

2- Identifique o que precisa ser resolvido. Não adianta gastar energia para entender o que causou a situação atual. Invista sua energia na solução!

3- Faça uma lista das tarefas e classifique-as. Você precisa saber o que é urgente e o que é importante, o que tem que fazer agora, o que pode planejar para fazer, o que pode delegar e o que deve eliminar da lista.

4- Defina metas. Ao lado de cada tarefa da lista, indique datas/prazos para conclusão de cada uma delas e, cumpra o que planejou. Lembre-se de não exigir de você mais do que pode fazer!

5- Mantenha sua motivação. Fazer intervalos para reenergizar a mente e o corpo ajuda a manter o foco e produtividade. Coma algo que gosta! Olhe a vista da janela! Faça um exercício! Faça algo que faz você se sentir bem com você e se reconecte com suas tarefas.

Roberta Borrelli é Mestre em Gestão Organizacional, especialista em Gestão de Recursos Humanos e Psicóloga, com 26 anos de experiência em Gestão de Pessoas.

Beatriz Moura é Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental, pelo CBI Miami Child Behaviour Institute.

Maiores informações: roberta@motivaracao.com.br

Instagram: @_motivaracao

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor