Foto tirada em 17 de junho de 2021 mostra o canteiro de obras de um arranha-céu em uma vasta área comercial da nova capital administrativa do Egito. (Xinhua/Sui Xiankai)
Cairo, 29 jan (Xinhua) — Os projetos de arquitetura da Corporação de Construção de Engenharia Civil da China (CCECC) no Egito fortaleceram a amizade e a cooperação entre a China e o Egito, informa um relatório recente divulgado pela empresa chinesa CCECC.
Em seu relatório de sustentabilidade 2020-2021 apelidado de “Amizade Testemunhada”, a CCECC anunciou que a construção do Distrito Comercial Central (CBD, sigla em inglês) em andamento, na Nova Capital Administrativa do Egito é o maior projeto implementado por uma empresa chinesa no Egito até agora.
“Este é um milagre arquitetônico criado em conjunto pela China e pelo Egito. O projeto da CBD se tornará não apenas um novo marco do Egito, mas também um símbolo da modernização do país”, observou o relatório.
A primeira fase do projeto abrange uma área de 505.000 metros quadrados, envolvendo 10 edifícios de escritórios, cinco prédios residenciais, quatro hotéis e a torre icônica “mais alta da África”, com 385,8 metros, que será “a pirâmide do Egito em uma nova era”, além de apoio às obras municipais, segundo o relatório.
Em 21 de janeiro de 2016, a CCECC e o Ministério da Habitação, Serviços Públicos e Comunidades Urbanas do Egito assinaram um acordo para os contratos gerais voltados para construção da nova capital administrativa do Egito.
Durante a construção da Torre Icônica, a CCECC estabeleceu vários recordes na história arquitetônica do Oriente Médio e da África, informa o relatório.
A conclusão do telhado da Torre Icônica não foi apenas uma importante conquista de compreensão e cooperação mútua entre a China e o Egito, mas também “um marco para o Egito na introdução de tecnologias modernas e inauguração de uma nova era de desenvolvimento arquitetônico”, acrescentou.
A CCECC e o governo egípcio planejam fundar uma joint-venture para operar o projeto CBD, incluindo os 20 arranha-céus, a infraestrutura municipal e ativos imobiliários.
Em 8 de fevereiro de 2021, a CCECC e o Ministério da Habitação egípcio assinaram formalmente o contrato geral para o projeto do complexo de arranha-céus na cidade de New Alamein. Após a conclusão da construção, a nova cidade costeira se tornará a “capital de verão” do Egito, segundo o relatório. Fim
Leia também:
Comércio China-Rússia atinge nível recorde, cresceu 26,6% em 2021