Num ano de crescimento do número de cheques sem fundos, um setor do comércio está tranquilo nesta época do ano e até lojas que só aceitam pagamento em dinheiro abrem exceção: são os comerciantes de doces, em fase de aumento de vendas às vésperas do dia de Cosme e Damião. Os lojistas garantem que nunca receberam “voadores” dos fiéis que distribuem doces.
Defesa
O ano de 2005 será instituído como o Ano de Defesa da Soberania Nacional sobre a Amazônia Brasileira. A decisão foi tomada ontem pela Comissão de Educação ao aprovar, em caráter terminativo, projeto nesse sentido do senador Pedro Simon (PMDB-RS). O projeto seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, caso não seja apresentado recurso para votação da matéria em plenário.
Ameaçada
Pedro Simon observou que a aprovação do projeto tem por objetivo avivar na população brasileira o sentimento de que a Amazônia pertence ao Brasil e a países fronteiriços como Peru, Venezuela e Colômbia, e que jamais deve ser internacionalizada, movimento que, conforme observou, “já está em marcha”.
Piratas
O presidente da comissão, senador Osmar Dias (PDT-PR), afirmou que a melhor maneira de proteger a Amazônia é regular o acesso aos recursos genéticos, com objetivo de combater a pirataria internacional, nos mesmos moldes do projeto apresentado pela senadora Marina Silva, atual ministra do Meio Ambiente, já aprovado pelo Senado e que se encontra em análise na Câmara dos Deputados.
Há vagas
Pouco mais de um terço (36,8%) dos quase 18 mil cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) foram preenchidos no governo Lula. A maior parte dos cargos de confiança continuam ocupados por cidadãos (não é necessário ser funcionário concursado) que já realizavam o trabalho no governo anterior. Segundo a Secretaria de Comunicação, isso mostra “a clara preocupação do governo federal com a manutenção do funcionamento da máquina administrativa e uma prova definitiva de que, para o governo, a capacidade técnica dos nomeados, aliada ao compromisso com o país e com a prestação de serviços à sociedade, é fundamental”. O levantamento e a divulgação coincidem com rumores de matérias com uma verdadeira “caça às bruxas” de petistas em cargos federais.
Igualdade
Curiosidade: segundo a Secom de Lula, houve tratamento mais igualitário entre homens e mulheres; estas ocupam 42% dos DAS e 48% das funções gratificadas. Nos cargos de natureza especial, 98% dos ocupantes possuem curso superior. Para cargos DAS, este percentual é de 72% dos nomeados e nas Funções Gratificadas, 79%.
Fogo
A falsificação de charutos acaba de sofrer mais um sério revés. A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve decisão de primeira instância confirmando a busca e apreensão de charutos falsificados encontrados na sofisticada loja Smoke Lounge, na Barra da Tijuca. Além dessa decisão favorável ao fabricante Habanos, defendida pelo escritório de advocacia Araripe & Associados, do Rio de Janeiro, a Justiça confirmou também condenação com pagamento de indenização, a ser apurada na liquidação da sentença.
Basiléia renovada
O novo Acordo da Basiléia, que já provoca profundas mudanças nos procedimentos bancários, pois as instituições precisam se adaptar às normas que entrarão em vigor em 2006, é o tema de palestra no próximo dia 17. O diretor de Desenvolvimento da Associação e do Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro e Comunicação, Roberto Leonardo Moreira, vai debater os principais pontos do novo texto, que irá substituir o acordo que vigora desde 1988. Roberto Leonardo ocupa o cargo de diretor de Tesouraria do Banco Guanabara desde 1996. O evento será às 16h30, no auditório da Aberj/Sberj (Av. Rio Branco, 81 / 19º). A participação é gratuita. Inscrições: (21) 2253-1538 / 2203-2188.