Promessa é dívida

Compromissos eleitorais não assumidos poderão virar crimes eleitorais. É o que define a proposta de emenda constitucional apresentada pelo deputado estadual Paulo Ramos (PDT), que muda a Constituição do Estado do Rio de Janeiro nos artigos que tratam dos crimes de responsabilidade do governador. Ramos afirma que um governante, ao assumir um mandato, foi eleito justamente com base nas propostas e compromissos feitos durante a campanha. Sendo assim, deve existir um prazo determinado para cumprir as promessas (em sua proposta, os 12 primeiros meses) e, caso isto não ocorra, deve ser cobrado e punido por crime de responsabilidade.

Neosindicalista
Nem todo político acha impopular defender os bancos num país como o Brasil. Quarta-feira, na reunião da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, enquanto o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, transferiam um para o outro a responsabilidade de reduzir os valores das inacreditáveis tarifas bancárias, uma voz se ergueu para defender o direito dos bancos e das financeiras de cobrar uma taxa dos clientes que se atrevem a antecipar a quitação de dívidas.
Foi o deputado e ex-sindicalista Antonio Palocci (PT-SP). Alegando que a concessão de crédito é uma prestação de serviço, disse que “algo deve ser cobrado dos clientes”. Do contrário, acrescentou, “só os grandes bancos teriam condições de continuar no mercado”, o que, segundo Palocci, agravaria o problema da concentração no setor.

Balão
Começam as festas juninas, e o risco de acidentes com fogos de artifício aumenta. O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-RJ (SBCP-RJ), Luiz Mario Bonfatti, explica que a queimadura é um dos piores traumas que um ser humano pode passar. Nessa época, mais de 50% das vítimas são crianças

Novo Aurélio
Alguém se habilita a presentear o ainda presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com um dicionário novo e completo, incluindo os verbetes da letra R?

Etimologia
A história recente nacional guarda precedentes no esquecimento temporário da palavra “renúncia” por políticos que, como se diz no Senado, vêem sua “batata assar”. O ex-chefe de Renan Collor de Mello foi acometido do mesmo tipo de amnésia durante grande parte do período que culminou no seu impeachment. Quando, poucas horas antes da decisão que levaria à perda do mandato, ligou o nome à pessoa, o Senado não aceitou o pedido de renúncia e deu início à cassação do mandato.

Contas
A consultoria Cenofisco promove, dias 28 e 29, no Hotel Caribe, em Cabo Frio, o seminário “Prestação de Contas de Acordo com a Deliberação 200 – RJ”. O consultor Alcyon Ferreira de Souza, durante o evento, irá abordar temas para que os participantes possam conhecer os procedimentos para elaboração da prestação e tomada de contas e tomadas de contas especial. Informações e inscrições: (21) 2132-1323 ou [email protected]

Papo
“Temas Universais da Poesia” é a palestra que a escritora e professora de Literatura Raquel Naveira fará na livraria DaConde (Rua Conde de Bernadote 26, no Leblon), nesta sexta, às 19h30m. O tema faz parte do último livro de Raquel, Literatura e dogras e outros ensaios (Nova Razão Cultural).

“Pra casar”
Campanha que teve início no Dia dos Namorados e terá a duração de nove semanas e meia foi lançada pela Gafisa para estreitar relações com corretores imobiliários. A estratégia foi criada pela Larrat Eventos. Os corretores que se destacarem receberão uma viagem de lua-de-mel para um resort.

Biruta
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem razão parcialmente. De fato, não existe, apenas, caos aéreo, mas um governo que é um caos no ar, na terra e no mar.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVelho Chico
Próximo artigoSabor dos ventos

Artigos Relacionados

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Inflação engorda lucros de bilionários de energia e alimentos

Fortunas dos ricaços desses 2 setores aumentaram US$ 1 bilhão a cada 2 dias desde 2020.

Últimas Notícias

Sudeste teve alta de 5% nas vendas por internet em maio ante abril

Considerando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também cresceu: 7%.

Marca chinesa de automóveis de luxo Hongqi abre 1º showroom em Israel

A concessionária de carros israelense Samelet Group abriu nesta terça-feira o primeiro showroom da marca chinesa de limusines Hongqi na cidade de Tel Aviv, no centro de Israel.

AstraZeneca continuará a aumentar o investimento na China

AstraZeneca, a gigante farmacêutica britânica, está otimista sobre as perspectivas econômicas e o crescimento do setor de saúde chinês, e continuará a aumentar seu investimento na China, disse Leon Wang, vice-presidente executivo da AstraZeneca, informou o Chinanews.com nesta quarta-feira.

Setor de energia é um dos alvos preferidos de hackers

Mais de 60% de todos os ataques foram de phishing; organizações criminosas de hackers são ameaça às infraestruturas críticas do Brasil.

Países árabes planejam expansão de energia limpa

Omã, Marrocos, Argélia e Kuwait estão entre os que têm planos mais ambiciosos.