Na ausência de Armínio Fraga, que entre esta terça-feira e o próximo dia 11 estará na árdua rotina da vida entre Nova York e Suíça, a presidência do Banco Central será ocupada pela diretora de Fiscalização do BC, Tereza Grossi. Dona Tereza saiu do anonimato da nomenclatura para a fama das páginas policiais quando, num piscar de olhos, liberou R$ 1,5 bilhão para o Banco Marka, cuja situação deveria fiscalizar. O blá-blá-blá de crise sistêmica não convenceu o Ministério Público, que a denunciou por corrupção à Justiça.
Dupla remuneração
Talvez a passagem na presidência ajude dona Tereza a refletir melhor sobre sua contribuição à pressão sobre o déficit da Previdência Social. Prestes a se aposentar, ela caminha para se tornar assessora econômica do BC, acumulando assim duas rendas do Tesouro. Ou seja, tudo ao contrário da pregação pela austeridade que caracteriza o receituário do BC….para os outros.
Lento
A Internet ainda é algo distante para algumas empresas. E não só as pequenas. Quem tenta acessar a página do gigante Carrefour, maior rede de supermercados em operação no Brasil, recebe uma lacônica mensagem: “Página em construção”.
Alerta
Os pesquisadores do IBGE para o Censo 2000 estão perguntado, entre outras coisas, os nomes completos dos moradores de cada residência visitada. Pedem, ainda, que alguém da casa assine a pesquisa após o seu preenchimento. São dois erros em um só procedimento: censo, por definição, deve ser incógnito. Além disso, ninguém pode ser “obrigado” a se identificar para uma pesquisa. Até parece que pretendem identificar nome e endereço de todo a população. Fica a pergunta? Qual o valor comercial desse cadastro?
Sangue ruim
Em atitude pouco comum na ortodoxia tucana, o governo federal determinou abertura de novas investigações sobre dumping contra as exportações de tubos de coleta de sangue a vácuo originárias da Becton Dickinson (BD), dos Estados Unidos e do Reino Unido, e da Greiner Labortechnick, da Áustria. A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira, sob a Circular nº 34. A investigação foi provocada pela Labnew Indústria e Comércio Ltda., com sede em Campinas (SP) e única produtora na América Latina.
Sangue ruim II
Os números que levaram o Departamento de Defesa Comércio (Decom), do Ministério do Desenvolvimento, a abrir as investigações contra a BD e a Greiner são significativos.
Entre 1995 e 1999, as importações de tubos de coleta de sangue originários dos EUA cresceram 95,5%. Já as vendas do Reino Unido saltaram de 16,7 milhões, em 1995, para 40,7 milhões, em 1999. Neste período, a participação no total de importações cresceu de 44,9% para 56%. Da Áustria, as importações iniciadas em 1997 chegaram a 1,6 milhões, saltando para 7,7 milhões, em 1999. Já a participação da Labnew no mercado nacional, que, em 1995, era de 28,5%, encolheu para 14,5%, em 1999, apesar do crescimento do consumo interno.
Gente nossa
Apesar da urticária que a união da América do Sul provoca em círculos dos Estados Unidos, o pragmatismo que, entre uma invasão militar e outra, permeia as relações diplomáticas norte-americanas com o resto do mundo, pode optar pelo mal menor. Traduzindo, uma integração sul-americana tendo no comando a docilidade de FH em lugar do bolivarismo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Desse modo, por obra e graça de Bill Clinton, FH, que já sonhou ser Pedro II, está candidato a Pedro I, aquele que, antes que algum aventureiro o fizesse, proclamou a independência do Brasil.