A insistência na manutenção do câmbio sobrevalorizado não é o único mistério a rondar as relações comerciais do Brasil com o exterior. Em fevereiro, a minúscula Santa Lúcia formou, ao lado dos gigantes China e Estados Unidos, o trio que mais importou petróleo bruto do país. Estaria a pequena ilha caribenha, mais conhecida como paraíso fiscal, servindo para algum tipo de plataforma pouco ortodoxa?
Crise da hegemonia
A implosão que ameaça os países que deram origem ao pouco lisonjeiro Piigs (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha, na sigla em inglês) é apenas a ponta do iceberg do desdobramento da crise que explodiu ano passado, a qual setores mais apressados davam como superada. A perda de importância relativa de países da União Européia (UE), em paralelo à contínua estagnação dos Estados Unidos, reafirma as perdas de ambas economias, iniciada já nos anos 80. Entre 1980 e 2008, a tendência de redução da participação dos EUA, da Zona Euro e do Japão no Produto Interno Bruto (PIB) mundial foi dominante.
Paralelamente, a China ampliou em 440% sua fatia no PIB mundial entre 1980 e 2007, com isso alcançado a terceira posição, atrás da Zona Euro e dos EUA. Ao mesmo tempo, as participações da Índia e da Rússia no PIB mundial também cresceram: 110% de 1980 a 2007 e 19,3% no período 2000-2007, respectivamente.
A participação da Zona Euro derreteu 12,8% entre 2000 e 2007, período em que a presença da Grécia na economia do euro encolheu 24%, praticamente o dobro da média do bloco europeu. Longe de superada, a tendência de redução da presença de EUA, Zona Euro e Japão na economia mundial mantém-se em 2008 e 2009, como têm mostrado as últimas safras de números recentemente divulgados, reafirmando, cada vez mais, que, em lugar de estar sendo superada, a crise entra em nova e imprevisível fase.
Maquiagem borrada
Avon e Natura estão sendo processadas pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) por falta ou inadequação das informações nas embalagens dos produtos quanto a quantidade, composição, forma de uso, riscos, prazo de validade e origem. A ação corre na 1ª Vara Empresarial. A presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT), lembra que muitos dos produtos comercializados pelas empresas de cosméticos trazem as informações dos produtos impressas nas caixas, e não na embalagem.
Ferro
Apesar das precárias condições do asfalto e da sinalização, o pedágio na Rodovia do Aço será reajustado a partir da próxima sexta-feira. O valor da tarifa para automóveis, caminhonetes e furgões será de R$ 3,40, aumento de 6,3% – isso num ano em que o IGP-M ficou negativo.
Rumo ao exterior
Enquanto no Rio de Janeiro o gasto médio de um turista norte-americano subiu quase 10% no ano passado, o preço médio de um quarto de hotel no mundo foi 14% inferior em 2009 ao de 2008, de acordo com o site Hotels.com. Com a queda, o preço médio de um quarto de hotel em todo o mundo foi mais barato em 2009 que o registrado em 2004, quando a pesquisa do site começou. No final de 2009, porém, a tendência já era de queda menor: 7% no quarto trimestre comparado a redução 16% no primeiro.
Velhos tempos
Identificar as áreas com menor risco de perda de produção de café no Rio de Janeiro é o objetivo do zoneamento de risco climático, que a Embrapa Solos pretende terminar em junho. A economia cafeeira no estado teve sua época áurea entre 1820 e 1880, quando a região do Vale do Rio Paraíba fluminense possuía a maior produção mundial do grão. O Rio cedeu a primeira posição no Brasil para São Paulo por volta de 1886. Hoje, Minas é o maior produtor, seguido pelo Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Bahia, Rondônia e Rio de Janeiro.
A produção fluminense ficou estável nos últimos anos, na faixa de 260 mil sacas. O consumo de café no estado é de 1,3 milhão de sacas anuais., o que corresponde a 10% do consumo do país.
Brasil digital
A partir desta quarta-feira, o governo brasileiro terá um novo Portal de Internet (www.brasil.gov.br), com mais se 500 serviços disponíveis para os cidadãos.