Prospecção

A insistência na manutenção do câmbio sobrevalorizado não é o único mistério a rondar as relações comerciais do Brasil com o exterior. Em fevereiro, a minúscula Santa Lúcia formou, ao lado dos gigantes China e Estados Unidos, o trio que mais importou petróleo bruto do país. Estaria a pequena ilha caribenha, mais conhecida como paraíso fiscal, servindo para algum tipo de plataforma pouco ortodoxa?

Crise da hegemonia
A implosão que ameaça os países que deram origem ao pouco lisonjeiro Piigs (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha, na sigla em inglês) é apenas a ponta do iceberg do desdobramento da crise que explodiu ano passado, a qual setores mais apressados davam como superada. A perda de importância relativa de países da União Européia (UE), em paralelo à contínua estagnação dos Estados Unidos, reafirma as perdas de ambas economias, iniciada já nos anos 80. Entre 1980 e 2008,  a tendência de redução da participação dos EUA, da Zona Euro e do Japão no Produto Interno Bruto (PIB) mundial foi dominante.
Paralelamente, a China ampliou em 440% sua fatia no PIB mundial entre 1980 e 2007, com isso alcançado a terceira posição, atrás da Zona Euro e dos EUA. Ao mesmo tempo, as participações da Índia e da Rússia no PIB mundial também cresceram: 110% de 1980 a 2007 e 19,3% no período 2000-2007, respectivamente.
A participação da Zona Euro derreteu 12,8% entre 2000 e 2007, período em que a presença da Grécia na economia do euro encolheu 24%, praticamente o dobro da média do bloco europeu. Longe de superada, a tendência de redução da presença de EUA, Zona Euro e Japão na economia mundial mantém-se em 2008 e 2009, como têm mostrado as últimas safras de números recentemente divulgados, reafirmando, cada vez mais, que, em lugar de estar sendo superada, a crise entra em nova e imprevisível fase.

Maquiagem borrada
Avon e Natura estão sendo processadas pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) por falta ou inadequação das informações nas embalagens dos produtos quanto a quantidade, composição, forma de uso, riscos, prazo de validade e origem. A ação corre na 1ª Vara Empresarial. A presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT), lembra que muitos dos produtos comercializados pelas empresas de cosméticos trazem as informações dos produtos impressas nas caixas, e não na embalagem.

Ferro
Apesar das precárias condições do asfalto e da sinalização, o pedágio na Rodovia do Aço será reajustado a partir da próxima sexta-feira. O valor da tarifa para automóveis, caminhonetes e furgões será de R$ 3,40, aumento de 6,3% – isso num ano em que o IGP-M ficou negativo.

Rumo ao exterior
Enquanto no Rio de Janeiro o gasto médio de um turista norte-americano subiu quase 10% no ano passado, o preço médio de um quarto de hotel no mundo foi 14% inferior em 2009 ao de 2008, de acordo com o site Hotels.com. Com a queda, o preço médio de um quarto de hotel em todo o mundo foi mais barato em 2009 que o registrado em 2004, quando a pesquisa do site começou. No final de 2009, porém, a tendência já era de queda menor: 7% no quarto trimestre comparado a redução 16% no primeiro.

Velhos tempos
Identificar as áreas com menor risco de perda de produção de café no Rio de Janeiro é o objetivo do zoneamento de risco climático, que a Embrapa Solos pretende terminar em junho. A economia cafeeira no estado teve sua época áurea entre 1820 e 1880, quando a região do Vale do Rio Paraíba fluminense possuía a maior produção mundial do grão. O Rio cedeu a primeira posição no Brasil para São Paulo por volta de 1886. Hoje, Minas é o maior produtor, seguido pelo Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Bahia, Rondônia e Rio de Janeiro.
A produção fluminense ficou estável nos últimos anos, na faixa de 260 mil sacas. O consumo de café no estado é de 1,3 milhão de sacas anuais., o que corresponde a 10% do consumo do país.

Brasil digital
A partir desta quarta-feira, o governo brasileiro terá um novo Portal de Internet (www.brasil.gov.br), com mais se 500 serviços disponíveis para os cidadãos.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCorrida de recuperação
Próximo artigoReze para sair

Artigos Relacionados

Ameaça de demissões expõe crise na Saúde

Piso de menos de 4 SM para enfermagem revela desvalorização.

Qual a parcela de culpa da Ericsson no terrorismo?

Multi sueca é processada por pagar propina no Iraque que teria chegado ao Estado Islâmico.

BC eleva juros, mas inflação segue disseminada

Remédio errado a partir de diagnóstico equivocado.

Últimas Notícias

Fiagros têm captação líquida satisfatória até junho

Esses fundos entraram em operação em agosto de 2021

Vendas financiadas de veículos leves e pesados crescem pouco

Em relação a julho de 2021, no entanto, queda é de 18,8%

Índices influenciaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerrou nesta sexta-feira com alta de 2,33%

Petrobras informa sobre venda de direitos minerários de potássio

A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra de...

China aposta no controle da inflação este ano

BPC: condições favoráveis para manter os preços geralmente estáveis