A fragilidade nos aeroportos brasileiros e a falta de regras diante da nova variável da Covid podem não só levar, de novo, ao fundo nossa economia como voltar a ceifar vidas, alerta o ex-secretário de Educação e de energia do Estado do Rio de Janeiro Wagner Victer, que chega a falar em desídia ao se referir a como esse tema vem sendo tratado.
“Não dá para continuar adotando no país, regras das Organizações Tabajara e medindo temperatura com o pessoal terceirizado da limpeza usando termômetros da Casa & Vídeo, enquanto países, até da Europa, fazem lockdown”, dispara Victer.
“É um total absurdo”, prossegue, “que até então só venham a teoricamente barrar passageiros de alguns países africanos. Essa postura é pífia e irrelevante, basta comparar as exigências que brasileiros têm que cumprir para entrar no Uruguai, aliás estabelecidas antes do surgimento dessa variável, que são Atestado Internacional de Vacinação e o teste RT PCR feito pelo menos 72 horas antes da vacinação, além do preenchimento de rígidos formulários, que são declarações que, se descumpridas, têm caráter de configuração de crime.”
E finaliza: “Não é o momento de se fazer política de qualquer lado, pois voltamos ao risco às vidas e à economia e, isso é real, basta ver o comportamento das bolsas.”
Boia
Ao realizar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com o Ministério Público em que nega ter realizado pesquisa científica sobre a cloroquina, a Prevent Senior preferiu salvar a própria pele, deixando para o Governo Bolsonaro a tarefa de explicar por que apoiou o medicamento impróprio para combater a Covid. Era baseado no suposto estudo da operadora de saúde que os bolsonaristas sustentavam sua briga ideológica.
Reforço na saúde carioca
O hematologista Vanderson Rocha, professor titular da USP, consultor de Hematologia na Universidade de Oxford, no Reino Unido e coordenador médico nacional de Transplante de Medula Óssea/Terapia Celular na Rede D’Or São Luiz, em São Paulo, vai reforçar a equipe da Oncologia D’Or no Rio de Janeiro
Ele chega ao Rio com a importante missão de liderar a futura unidade de Transplante de Medula e de Terapia Celular do hospital São Vicente, que será inaugurada no ano que vem.
Grana na rede
Se o Brasileirão terminar como agora, teremos nas 4 primeiras posições os clubes mais fortes financeiramente: Atlético (apoiado por investidores com objetivos pouco transparentes); Flamengo e Corinthians (turbinados por R$ 1 bi da TV cada); e Palmeiras (comandado por 1 empresa).
Rápidas
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, é o convidado do Almoço do Empresário da Associação Comercial (ACRJ), 7 de dezembro. O tema é “2022: A retomada do Rio de Janeiro. Perspectivas do Estado do Rio pós pandemia”. Informações aqui *** Fundada em 2019, a Gsolutec, especializada em projeto e instalação de energia solar com tecnologia MLPE (microinversores), dobrou o número de clientes em 2021 *** Começa a operar esta semana o Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia, investimento de R$ 10 milhões. Maior centro privado de distribuição de alimentos do país, o Ceasp vai atender mais de 1 milhão de moradores por mês, de 13 municípios do Rio.