A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) quer o fim da sobretaxa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A taxa extra para quem aumentou o consumo de água faz parte do programa de economia de água implementado pela estatal. Também é concedido um bônus para os consumidores que reduzem o uso de água.
No início de fevereiro, a Sabesp anunciou novas regras para o programa, com a intenção de manter o sistema de descontos e penalidades até pelo menos o fim deste ano. Para a coordenadora da Proteste, Maria Inês Dolci, a partir do anúncio do fim da crise hídrica, não faz mais sentido a cobrança extra. “Nós entendemos que perdeu o objetivo. Se não tem mais crise, não tem que cobrar do consumidor”, disse.
“Essa tarifa é desnecessária nesse momento, uma vez que ela tinha uma função, que era ajudar naquela fase difícil da crise hídrica, quando não estava chovendo. Precisava cobrar mais dos consumi-dores para fazer mais investimento e dar continuidade à prestação do serviço”.
Na última segunda-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin disse que a crise hídrica havia sido superada no estado.














