Protesto

Aeroviários promovem hoje manifestações em todo país contra irregularidades trabalhistas praticadas pelas companhias aéreas. Os sindicalistas acusam a Vasp e a Transbrasil como campeãs de problemas. No Rio o protesto ocorrerá às 8h, no Aeroporto Santos Dumont, e às 18 no Internacional Tom Jobim.

Invasão
Afinal, o que Lula, Ciro, Itamar e Garotinho acham da decisão do finado Governo FH prorrogar o acordo com o FMI? Qualquer omissão em questão tão decisiva para a futura administração deve ser entendida como cumplicidade.

Amém
O governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, pré-candidato do PSB à Presidência da República, disse ontem que dedica as obras de seu governo a Jesus Cristo. “A gente tem de ser servo de Deus, tem de dar glória a Deus. Como é que faz isso? É joelho no chão e oração. Toda obra que eu faço eu dedico ao senhor Jesus”, afirmou o governador em sua participação diária em programa da rádio evangélica FM Melodia. Garotinho falou de suas obras e criticou o PT, que entrou com representação no Ministério Público na tentativa de tirar do ar o programa, com acusação de que teria fins eleitorais. “Se conseguirem calar a minha voz, não conseguirão impedir que se faça cumprir a vontade de Deus na minha vida”, afirmou o governador. A antropóloga Regina Novaes e o cientista político Antônio Carlos Peixoto avaliam que Garotinho quer fazer do eleitorado evangélico a base de nacionalização de sua candidatura, já que ele não é um político conhecido em todo o país.

Choque
A análise feita pelo presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Marcílio Marques Moreira, de que falta energia porque as tarifas estão muito baixas, comprova o que os críticos da recente eleição de Marcílio falavam: ele pende para os interesses dos grandes investidores, em detrimento do comércio e indústria fluminenses. Representante da Merrill Lynch no Brasil, o ex-ministro não deve ter percebido que o aumento das tarifas de energia recairia justamente sobre o setor produtivo – especialmente as indústrias, que pagam pelo quilowatt quase metade do valor pago pelos consumidores residenciais.

Mão amiga
Pela primeira vez em décadas, os funcionários do Judiciário do Rio de Janeiro receberam, em julho, a primeira parcela do 13°. Normalmente, o pagamento é feito em 20 de dezembro, mas, este ano, o governador Garotinho deve ter motivos especiais para, como dizem os adolescentes, colocar o pessoal do Judiciário na fita.

Deus é norueguês
Informação para os sábios do tucanato produzirem desculpas menos esfarrapadas para justificar o apagão, além de culpar São Pedro: na Noruega, o sistema de energia elétrica é 100% hídrico. O detalhe de que lá não há apagão é um estímulo à criatividade dos marqueteiros tucanos.

“Selepão”
E ainda querem nos convencer que não existe mais time bobo por aí…

Caos tucano
A volta às trevas imposta pelo atraso tucano produz coisas espantosas: acaba de ser fundada a Associação das Empresas Vítimas do Racionamento. O presidente é de Goiás.

Fúria popular
A juíza Luciana Nasr, da 15ª Região de Campinas da Justiça do Trabalho, concedeu liminar assegurando o Direito de Recusa aos trabalhadores encarregados de efetuar os cortes de energia impostos pelo Governo FH, caso não sejam garantidas as devidas condições de segurança. O pedido foi feito em ação civil pública impetrada pelo Sindicato dos Eletricitários da região. No Rio, a Associação dos Empregados da Light (AEL) estuda formas de entrar com mesmo tipo de ação. Se a moda pega, corte de luz só nas casas de classe média menos estressadas.

Artigo anteriorHolocausto neoliberal
Próximo artigoDivórcio
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média em um ano

Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos.

PEC Emergencial pode sair da pauta do Senado desta quinta

Parlamentares resistem a cortes na saúde e educação e propõem votar apenas questão do auxílio emergencial.

Desdobramentos da intervenção na Petrobras

Percepção é de que o 'superministro' de Bolsonaro pode estar ficando cada vez mais isolado.

IPCA-15 de fevereiro ficou abaixo da expectativa

Índice mostra variação mais fraca que o esperado em alimentação, educação; já saúde e transportes vieram mais fortes que a expectativa.

Tentativa de superação

Ontem foi dia de recuperação da Bovespa, liderada pelas ações da Petrobras, Eletrobrás e setor bancário.