Protestos derrubam governos mundo afora

680
Protesto no Panamá (foto de Mauricio Valenzuela, Xinhua)
Protesto no Panamá (foto de Mauricio Valenzuela, Xinhua)

Manifestações se sucedem no mundo. No Sri Lanka, o presidente fugiu pela porta dos fundos; no Equador, conseguiu-se chegar a um frágil acordo; na Holanda, o movimento dos produtores rurais cresce a cada protesto; fazendeiros alemães começam a se mobilizar; agora, chegou a vez do Panamá (foto acima), em que o governo foi obrigado a congelar alguns preços da cesta básica e reduzir o dos combustíveis. São apenas alguns exemplos.

Alguns governos foram obrigados a renunciar, casos do Reino Unido, da Bulgária e, nesta quinta-feira, da Itália. Outros foram fragorosamente derrotados nas urnas.

A crise econômica e humanitária está varrendo governos mundo afora, turbinada pela concentração de renda nunca vista. Governantes que seguem amarrados aos desígnios do sistema financeiro mundial são contestados. Alternativas ao colapso econômico ainda são incipientes, mas ficam mais fortes à medida que o abismo se aproxima.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Pioneira

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) completa 213 anos. Fundada em 15 de julho de 1809, é uma das mais antigas entidades de representação civil do país. Palco de grandes discussões nacionais, contribui para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil e atua em defesa dos interesses da classe empresarial fluminense.

A ACRJ também é conhecida como Casa de Mauá, em homenagem ao seu terceiro presidente, Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, um dos maiores empresários do 2º Império no Brasil.

 

Unanimidade é burra

Entrou em vigor na quarta-feira (13) a Lei 14.405/22, que autoriza a mudança da destinação do edifício ou da unidade imobiliária pelo voto de 2/3 dos condôminos. Até então, o Código Civil exigia aprovação unânime. A nova regra vale, por exemplo, para decisões de mudanças sobre a destinação de áreas comuns: a transformação de um jardim em vagas de garagem, de áreas comerciais em residenciais, entre outras.

“A unanimidade estabelecida em lei realmente dificulta a aprovação de mudanças desejadas pela maioria qualificada dos condôminos, motivo pelo qual a modificação flexibiliza esse tipo de alteração. Vale lembrar que a transformação da destinação do edifício depende não apenas da vontade dos condôminos, mas também da observância das posturas municipais”, salienta Rafael Pezeta, sócio do escritório Abe Advogados.

 

O aprendiz

Na reunião que teve com Bolsonaro, será que Roberto Justus disse ao presidente: “Você está demitido”?

 

Rápidas

A Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ será homenageada em um concerto do XVII RioHarpFestival, no Jockey Club Brasileiro, nesta segunda-feira, às 20h *** O Festival de Dança no Centro Cultural Américas Shopping (RJ), neste domingo, 16h, promovido pela Academia Valéria Moreyra, terá apresentação de Gabriela Moreyra e Bruno Brito *** A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, equipada para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), ficará em Nilópolis, na Baixada Fluminense, até 24/8, no Parque Municipal de Eventos (Rua Carmela Dutra, s/n). Agendamento no local, de segunda a sexta, das 8h às 17h (exceto feriados), com requisição de exame oriundo do serviço de saúde municipal.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui