O presidente da China, Xi Jinping, anunciou, no 3º Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, 8 pontos que seu país considera fundamentais para a próxima década da BRI.
Um desses pontos é o apoio financeiro para os projetos. O Banco de Desenvolvimento da China e o Banco de Exportação e Importação da China estabelecerão cada um uma janela de financiamento de 350 bilhões de yuans, e o Fundo da Rota da Seda receberá um aporte adicional de 80 bilhões de yuans. No total, coisa de US$ 100 bilhões.
Quis o destino que, no mesmo dia 18 de outubro em que Xi anunciou os pontos da próxima década do BRI, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mandasse a Congresso solicitação de recursos para apoiar Ucrânia e Israel no esforço para manter a crise sistêmica. Valor pedido por Biden? US$ 100 bilhões.
Não precisa nem desenhar. O contraste fica evidente: incrementar o comércio e a integração cultural entre os povos ou jogar dinheiro na guerra?
A próxima década da BRI promete ser marcante para definir os rumos mundiais. A Iniciativa Cinturão e Rota é a consagração da economia real, aquela que produz riqueza para os povos. É uma oposição ao setor financeiro ocidental, que só vê investimentos em derivativos, criptomoedas e papelório que gera riqueza financeira enquanto perpetua a pobreza.
Quase não é moeda
Segundo o levantamento The Global Payments Report 2023, realizado pela Worldpay, 77% dos entrevistados informaram que compram criptomoedas para investimento, enquanto apenas 18% indicaram este canal como um meio para pagar por bens e serviços.
“Os estabelecimentos comerciais estão descobrindo os benefícios de aceitar criptomoedas como pagamento por bens e serviços como uma oportunidade de alcançar uma nova base de clientes, além de conferirem mudanças nos valores médios de transação, com tempos de liquidação mais rápidos e tarifas de transação mais baixas”, afirma Juan Pablo D´Antiochia, vice-presidente Sênior da Worldpay para a América Latina.
Rápidas
Feira de Empregabilidade do Grau Técnico oferece mais de 300 vagas de emprego e estágio. O evento acontece nesta terça-feira, das 9h às 15h, na unidade do Centro do Rio de Janeiro, que fica Avenida Mal. Floriano, 150 *** Rosely Sayão, psicóloga e consultora educacional, é a convidada do podcast Sinto Que Lá Vem História, do LIV, para falar sobre família e escola. O episódio vai ar nesta terça-feira *** “Mulheres negras, dinheiro e socialização financeira” é o tema do webinário que o ITCN realizará nesta terça-feira, 10h, com a participação da professora e pesquisadora Roberta Basílio *** O grupo Advance Women Equality (AWE) fará nesta terça o seu 3º Congresso Internacional, que neste ano abordará “Ressignificando questões da mulher no cenário nacional e internacional”. Detalhes em unip.br *** Nesta quinta, às 9h, acontecerá o Sophos Coffee Talks, um encontro entre empresários de TI e interessados pela cibersegurança. Inscrições gratuitas *** O BNI Brasil faz sua convenção global em Madrid, de 8 a 11 de novembro. O objetivo é a conexão entre os empreendedores de todo o mundo e o encontro com o Ivan Misner, fundador do BNI. Estarão presentes mais de 50 empresários brasileiros.